CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

redação do ENEM 2009. Tema: O indivíduo frente à ética Nacional

                      A construção ética de uma Nação

   Estamos dormindo o sono do comodismo no atual contexto de globalização e evoluções tecnológicas. Lutas pleiteadas por nossos pais, que objetivavam o desenvolvimento ético e democrático da nossa nação, foram abandonadas e substituídas pelo conformismo da nossa geração. O grande problema é que construímos o lema de que somos uma nação evoluída e “fazemos vista grossa” à necessidade de recuperarmos ou adquirirmos valores éticos, fundamentados por nossa Constituição Federal. Aos quais temos trocado por benefícios individuais em detrimento à grande parcela da população que fica prejudicada a cada favoritismo, nepotismo, jeitinho brasileiro, etc.
   Entretanto, não é necessário elaborarmos discursos utópicos e “revoluções democráticas” para construirmos a Ética Nacional, pois falsos discursos ufanistas, além de enfadar a sociedade, não auxiliam na construção da ética de um país. As reformas sociais acontecem quando cada cidadão abandona seu acomodado individualismo e o tal jeitinho brasileiro e implementa padrões éticos no seu cotidiano, refletindo um caráter íntegro, honesto e uma educação moral e cívica pronta para ser colocada em prática diariamente.
   Não é plausível culparmos nossos parlamentares pela corrupção, enquanto centenas de brasileiros vendem seus votos, exigirmos direitos, enquanto somos relapsos no cumprimento de nossos deveres, culparmos os déficits na educação para justificar a nossa falta de interesse nos estudos. Nesse mesmo contexto, de nada adianta acusarmos a precariedade na saúde pública se nos esquivamos da nossa obrigação de prevenir as patologias e não podemos lamentar a falta de recursos naturais, enquanto poderíamos ter feito algo para preservá-los.
   Os referidos padrões éticos, aqui salientados, devem influir em todos os aspectos da vida social dos habitantes de uma nação, devendo ser inerente à administração do país, de modo a proporcionar o desenvolvimento sustentável, educacional, tecnológico e ambiental. Visto que, a falta dos mesmos reflete uma nação subdesenvolvida, ignorante, corrupta e devastadora de seus próprios recursos naturais.
   Logo, não é utopia lutarmos para construir a ética nacional que, embora seja um processo que não demanda muito tempo, exige a incorporação de uma conduta ética no cotidiano de cada indivíduo que, na sua individualidade somada com a individualidade e integridade de outros cidadãos, constrói uma coletividade que atuará na construção e manutenção da Ética Nacional Brasileira.


nota: 9,75! meu orgulho! rsrsrsrs
Aryadne Caetano
Enviado por Aryadne Caetano em 06/01/2011
Reeditado em 25/09/2012
Código do texto: T2712998
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Aryadne Caetano
Goiânia - Goiás - Brasil, 22 anos
140 textos (11416 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/08/14 01:21)