Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O que vocês acham?


     Nesta quarta-feira, 15 de novembro eu estava navegando na Internet. Abri o navegador na página do UOL e vi na capa a notícia da modelo que morreu por causa de uma anorexia nervosa. Uma pena, era uma bela moça, estava na flor da idade com suas vinte e uma primaveras, tão jovem. Até pareço um velho falando desse jeito, sou ainda mais novo do que ela.
     Mas quem será a culpada pela morte dela? A própria moça, a agência para quem trabalhava ou a nossa sociedade? Na Idade Média a gordura era um sinônimo de beleza e pertencia às pessoas que tinham poder, nos tempos modernos essa concepção inverteu. A sociedade começou a impor a imagem da magreza como símbolo da beleza e a tendência foi excluir do universo belo quem não seguisse tal padrão. A partir daí doenças relacionadas à falta de alimentação ou pouquíssima alimentação, menos do que o necessário para levar uma vida saudável. Pessoas deixavam de comer ou comiam muito pouco, tudo isso para se encaixarem no padrão de beleza estabelecido. Outra forma de não engordar era a Bulimia, situação em que a pessoa provocava o vômito para eliminar do estômago a comida ingerida. Essas doenças prejudicam muito as pessoas que sofrem desses problemas, eu já conheci uma moça que teve anorexia, ela era super magra, mas o namorado achava-a gorda, hoje ela está curada e não está mais namorando o cara. Pelo que eu li na notícia a moça passava por esse sofrimento para poder dar uma vida melhor à sua família. Mesmo que tenha sido por um motivo nobre foi muita irresponsabilidade por parte da moça o descuido com a saúde, a agência para quem trabalhava também tem uma ponta de responsabilidade, pois deveria ter olhado também pela saúde da modelo ao invés de apenas exigir que ela perdesse quilos.
      Não é apenas no mundo das passarelas que presenciamos tais situações, o mundo está cheio de pessoas que prejudicam sua saúde por causa da magreza. A novela do autor Manoel Carlos aborda entre muitos temas o drama de uma menina que sofreu muito de Bulimia na infância, por causa da obsessão por magreza.
      Está explícito aqui o tema que eu quis discutir. Convido você a opinar. O que você acha?

alguns links sobre o tema

http://www1.uol.com.br/vyaestelar/anorexia_precoce.htm
Farah
Enviado por Farah em 16/11/2006
Código do texto: T292907

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Farah
Curitiba - Paraná - Brasil, 30 anos
93 textos (7302 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 20:17)
Farah