CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS RELAÇÕES SOCIAIS

Inegavelmente a televisão tem se tornado um eletroeletrônico de grande influência na vida do homem moderno, especialmente em suas relações e no que se referem às atitudes, valores e comportamento. Sendo um meio de comunicação de massa, veicula modelos de interação, consumismo e manipulação.
Desde muito cedo, a televisão já começa a fazer parte de nossas vidas nos acompanhando diante um percurso existencial. As crianças, por exemplo, passam mais tempo diante a televisão do que brincando com os amigos e até mesmo na escola. E com isso, ela vai adquirindo um público cada vez mais jovem, denso e passivo às suas informações.
A televisão se tornou manipuladora e formadora de opiniões. O que é apresentado torna-se verdade absoluta para aqueles que não possuem outros referenciais informativos que lhes permita fazer uma leitura crítica do meio. Dessa forma, a televisão começou a determinar o que deve e não deve ser feito pelo telespectador.
A propaganda tem sido um dos principais meios de suporte à televisão, pois através dela, há o consumismo. A mídia tem influenciado a vida das pessoas, de modo que se determinada personagem utiliza um produto, os telespectadores devem assemelhar-se diante sua figura. Caso contrário ficará marginalizado à moda e ao que a televisão determina como sendo essencial à vida.
Ver televisão na sociedade atual é uma forma de preencher o vazio social de muitas pessoas, estando inseridas em uma sociedade individualista. Ela é utilizada como meio de evasão e acaba se tornando imprescindível no cotidiano. Refugiam-se dos problemas, através da “diversão” e das “informações”  apresentadas.
Logo, a televisão interfere nas opiniões, nas atitudes e até mesmo na própria liberdade do individuo. Muitas pessoas em vez de lerem, passearem e aproveitarem melhor a vida preferem estar subordinadas a uma tela de televisão que carece de programas construtivos, alienando as pessoas da verdadeira realidade desigual tão presente em nossa sociedade.
Carolina Shadow
Enviado por Carolina Shadow em 25/08/2011
Código do texto: T3181554

Comentários

Sobre a autora
Carolina Shadow
Uberaba - Minas Gerais - Brasil, 20 anos
503 textos (55959 leituras)
1 áudios (82 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/07/14 18:38)