MEIO AMBIENTE

Disciplina: Fundamentos de Proteção Ambiental

“Destruir o meio ambiente é mais do que matar, é mais do que ferir, é deixar o mundo em cinzas.”

MEIO AMBIENTE

A Terra é nossa casa maior, na verdade nossa única casa neste universo tão infinito. Todo lar deve ser bem zelado e não deveria ser diferente com o planeta Terra. O mundo hoje pode ser comparado a uma bomba de pavio curto, prestes a explodir e destruir totalmente. São situações de desmatamento, poluição do ar, da água, aquecimento global e tantas outras formas de violência com o meio ambiente. O meio ambiente é o todo.

A ação humana na natureza evidencia o colapso que vivemos. Esta ação passou a ser mais evidenciada a partir da revolução industrial na Europa. Com a crescente produção, uso de máquinas, instalações de indústrias faraônicas, o meio ambiente tem sofrido cada vez mais e consequentemente tem dado retorno nada agradável ao ser humano; protagonista da sua própria destruição.

Muitos acreditam que a Terra é tão imensa que pode estar isento das consequências de um aquecimento global. Em todas as partes do mundo acontecem fenômenos assustadores. São furacões, inundações, deslizamento de terra, tsunami, enfim, vários episódios de cenário de morte e sofrimento. Cada vez mais estes fatos têm crescido. Todo ano acontecem ao menos duas situações de destruição de repercussão mundial.

No filme “Uma Verdade Inconveniente” Al Gore, ex-presidente dos Estados Unidos, apresenta os impactos do dióxido de carbono na atmosfera que leva ao aquecimento global. O dióxido de carbono altera a espessura da atmosfera. Como consequência de tudo isso acontece o degelo das calotas polares e o aumento da temperatura no planeta. Este referido documentário, lançado em 2007 de direção de Davis Guggentieim, apresenta que dos 14 anos mais quentes desde que começou a medição, os últimos 10 teriam sido os mais quentes. Mesmo assim parece que o ser humano ainda não se atentou para a realidade que pede socorro e principalmente com as gerações doravante que poderão sofrer muito mais de um mal que desde agora podemos começar a combater.

A responsabilidade mundial pela conservação da natureza passa primeiro pelo compromisso de cada um. Se cada indivíduo tomar medidas simples e pequenas como racionar o uso da água, usar aparelhos econômicos, entre outros, esta corrente irá crescer e tantos outros serão influenciados por esta boa iniciativa que pode salvar o planeta de uma catástrofe climática.

“Respiramos todos os dias as nossas atitudes, nos matamos pra sobreviver.”