CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Cultura erudita e popular, origens e manifestações

“A cultura constitui uma lente através do qual o homem vê o mundo.”
 
Cultura, do latim colere, significando cultivar, é um amplo conceito que se mistura com os contextos históricos e sociais da humanidade, com o modo de proceder dos diversos grupos sociais.
 
O homem, ser pensante, reconstrói o cotidiano através da cultura. Se a palavra cultura nos remete a cultivar, podemos dizer que produzir cultura é, de certo modo, manter, registrar, fazer memória de alguma tradição, de costumes, habilidades e das características de certo grupo. O ser humano possui sua cultura, ou seja, através de sua história, adquire e cultiva conhecimentos de sua língua, das artes, dos estudos e, ao mesmo tempo, inserido em um grupo social (povo ou nação) caracteriza uma cultura específica de um coletivo.
 
Procurar uma exata definição sobre o que é cultura ou sobre o que cultura popular e erudita pode nos provocar equívocos e erros. Os caminhos culturais não apresentam uma nitidez. Logo, não podemos conceber o processo cultural sendo um processo homogêneo. As origens culturais são diferentes, as manifestações culturais são diferentes.  As culturas se misturam formando “uma nova cultura” com adaptações e muitas vezes com interferências de uma cultura sobre a outra.
 
A diversidade de manifestações culturais foi também um modo de proteger a cultura local contra a imposição da cultura alheia. Talvez aqui a cultura popular teve papel importante para a manutenção (e até mesmo fortalecimento) da cultura nacional (local) de alguns países do continente europeu, por exemplo.
 
A cultura nasce justamente do trabalho do homem, das relações do ser humano com o mundo. Esse processo de construir o cotidiano, de ter o desejo de entender um pouco mais sobre vida e ser criativo, de viver manifestações culturais, de buscar os valores que constituem a pessoa, a sociedade. Constituir uma integração e interação com o mundo.

(José Eduardo - 2012)
José Eduardo M F
Enviado por José Eduardo M F em 21/03/2012
Reeditado em 01/06/2012
Código do texto: T3566764
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
José Eduardo M F
Nova Friburgo - Rio de Janeiro - Brasil, 23 anos
161 textos (14437 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/10/14 23:21)