Os jovens e o exercício da cidadania

O jovem perdeu o interesse pela participação eleitoral? Por quê?

_________

Não que seja desinteresse pela participação política, mas a opinião que muitos jovens têm é o fato de não possuírem poder de movimentação para que alguma coisa mude. Isso não está correto pois o poder de decisão está nas mãos de todos.

Participar do sistema eleitoral é muito relativo entre os jovens de 16 a 18 anos, muitos não falam muito sobre o assunto, outros o desconhece, o que contribui para que o envolvimento com o destino do país esteja cada vez mais distante. A preocupação maior é quando esse voto for obrigatório, o estudo prévio do exercício da cidadania passa a ser equivocado ou inconsciente. Votar por votar, de certo modo é irrelevante.

É necessário que o motivo pelo qual o voto é exercido não seja simplesmente por ser obrigatório, a consciência que muitos criam ao exporem que esse é um problema sem solução não justifica a prenuncia de que todos os políticos são corruptos. A imagem que passa é de jovens frustados e sem perspectivas para o futuro.

Portanto, a motivação maior para despertar o interesse pela participação eleitoral nos jovens é mostra-los o poder de movimentação que possuem, a fim de prevalecer a importância da cidadania ao eleger um representante na política brasileira.

Evelyn Dias
Enviado por Evelyn Dias em 05/06/2012
Código do texto: T3707496
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.