A importância de uma excelente formação acadêmica

Redação Vestibular FAINOR 2013

Realizada no dia 21 de outubro de 2012.

(texto apresentado para iluminação)

A importância de uma excelente formação acadêmica

"Há alguns anos, o mercado de trabalho valorizava sobremaneira quem possuia um diploma universitário, bons conhecimentos em informática e língua inglesa. Era incomum encontrar profissionais que reunissem os três quesitos. Nos dias atuais, até para um simples estágio são absolutamente normais estas exigências sendo que, a proficiência em inglês e o domínio em informática são condições básicas.

O que dizer sobre as pós-graduações e as certificações em MBA? Atualmente já são também commodities. E desta maneira, começamos a nos deparar com um real problema: a formação acadêmica é mais importante que a experiência profissional? Os graduados em cursos superiores imediatamente matriculam-se em MBAs e cursos de pós-graduação, por vezes sem nenhuma prática ou atuação profissional".

O texto acima discute o que o autor considera importante na formação acadêmica do cidadão. Você compartilha com as ideias apresentadas no texto? Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo e apresente seu ponto de vista com relação ao exposto. Apresente provas, exemplos e situações que reforcem seus argumentos.

http://revista.clientesa.com.br/secao/?artigos/1786/a-importancia-de-uma-excelente-formacao-academica--x--a-forte-experiencia-profissional-focada-em-resultados

(minha redação)

A importância de uma excelente formação acadêmica

A educação é um grande pilar no processo de transformação da sociedade. Pilar este defendido e explorado por grandes educadores. Durante muito tempo, a educação foi tida com muitos paradigmas, mas hoje percebemos o quão importante ter uma formação, principalmente acadêmica, pois a cada dia o cenário profissional exige pessoas qualificadas.

Experiência profissional é importante num mercado de trabalho, porém focar na formação acadêmica, bem como cursos técnicos, são essenciais para tornar um profissional preparado e capacitado para exercer tal função e acompanhar as mudanças que hoje são bem mais rápidas. O profissional que só busca o básico para a sua atuação, logo se acomoda e é superado.

No Brasil, muito tem avançado no que se refere à formação acadêmica. Facilidades e oportunidades para ingressar numa faculdade/universidade cada vez aumentam. No entanto é preciso levar mais a sério. Os dados do ENADE mostram o nível de qualificação de alguns cursos de instituições brasileira.

Uma excelente formação acadêmica deve ser pautada no ser humano. Na construção de um conjunto de competências visando um acadêmico com visão crítica e preparo. Assim será um profissional de atuação diferenciada, pois carregará em si potencialidades a serem desenvolvidas. Hoje se exige muito do cidadão. Fazer uma graduação numa instituição de credibilidade, procurar capacitar-se periodicamente é fundamental para alcançar a realização e o sucesso.