Globeleza e discriminação do negro

O fato de ser negro ainda é, para muitos, relativo à inferioridade. O termo negro ainda é controverso, pois muitos dos considerados brancos, aqui no Brasil, em outros lugares ou épocas seriam considerados negros. Também o termo raça é controverso, uma vez que todos somos de uma única raça, a humana. Mas o fato é que quanto mais escura é a cor da pele de uma pessoa, mais ela sofrerá com o preconceito e a discriminação no decorrer de sua vida. Em defesa desse argumento cito como exemplo, a rejeição que a atual globeleza, Nayara Justino, estar sofrendo por parte do público. Esta rejeição, supostamente, é devido ela ter a pele bem mais escura do que suas antecessoras. E por isto, estar sendo motivos de deboches e comparações ridículas. A mesma, em uma entrevista, declarou que na escola era chamada de "macaquinha". Não é raro vermos bananas sendo arremessadas nos gramados, como forma de insulto. Quem dita o que é bonito ou feio? Não será nossa herança cultural que dita isto? Não é raro também, vermos pessoas que, por causa de sua cor de pele, são seguidas por seguranças nos shoppings e apontadas como criminosas. Em nossas novelas e filmes quem são os mocinhos? O típico europeu, claro! Da pele branca e dos olhos claros. E quem são os empregados, os traficantes, os bandidos? Em sua esmagadora maioria são homens e mulheres da pele escura, que a pouco mais de 100 anos foram libertos do trabalho escravo, mas ainda estão longe de serem libertos da maldita herança cultural de inferioridade do negro, imposta por uma sociedade preconceituosa.

Iziquiel Alves
Enviado por Iziquiel Alves em 02/03/2014
Reeditado em 05/03/2014
Código do texto: T4711964
Classificação de conteúdo: seguro