Dor da Alma

Li em algum lugar a seguinte frase:

"Jamais despreze uma pessoa deprimida. A depressão é o ultimo estágio da dor humana. É a fase exata onde a alma dói de verdade."

Desconheço a autoria, mas reconheço a dor. Pessoas que sofrem com a depressão não conseguem definir o que exatamente sentem; sabem que dói, mas não sabem onde nem porque. É uma tristeza que corrói. Um aperto no peito, sem causa. Lágrimas sem razão de ser. Minha alma dói já tem muito tempo. Pra ser exata, essa dor me acompanha a 32 anos. Hoje, já virou dor cronica, daquelas que nem ligo mais, pois sei que continuará a doer, independente do que eu fizer. Escolhi deixá-la de lado. Não me importo mais. Quer doer? Pois que doa, fique à vontade...

Escolho transformar essa alma que sangra a tanto tempo numa mensagem àqueles que também sentem essa dor inexplicável.

Não se deixe abater pela tristeza sem sentido, leia um texto divertido ou vá ver um vídeo de gargalhadas no Youtube. Não perca tempo tentando reter as lágrimas; chore tudo, transborde até ficar de olhos inchados, contanto que transborde! E grite! Isso mesmo, grite bem alto pra aliviar esse aperto em seu peito. Tem que ser um grito daqueles de deixar alguém surdo, daqueles de encher o pulmão até não mais poder e soltar todo o ar num grito alto, contínuo e longo, até perder o fôlego!

Essa é minha receita pra aliviar a tensão e continuar de cabeça erguida.

A dor na alma não passará, mas esse comportamento será como se você estivesse no meio do mar e encontrasse uma tábua de salvação. A água continuará a te rodear, mas você estará com a cabeça fora dela, sem se afogar.

Não há cura para uma alma ferida, mas existe o tratamento para mantê-la viva e amenizar essa dor: Aceite-se e respeite-se acima de tudo. Escolha rir quando estiver triste; escolha soltar as lágrimas, quando vierem; escolha a explosão do grito ao mudo aperto no peito. Escolha-se. Ame-se.

***

11/04/2014

Márcia Magal
Enviado por Márcia Magal em 12/04/2014
Reeditado em 12/04/2014
Código do texto: T4765860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.