MUDANÇA DE NOMES DE RUAS

Aqui na minha cidade (Franca-SP) houve manifestação promovida por universitários. Estes nobres desbravadores da cultura. Uniram-se a um movimento nacional que quer mudar o nome de ruas que tenham nomes de pessoas ligadas à ditadura militar dos anos 60 e 70. Para eles, o viaduto recém-inaugurado não pode ter o nome da mãe de um ex-prefeito. A idéia é boa. Quem sabe o barulho feito popularize o novo homenageado Abdias Nascimento, nascido aqui e defensor de direitos raciais. Porque a mudança por si só não vai popularizar. Você aí leitor sabe quem são as pessoas que dão nome às ruas da sua cidade?

Pena que a idéia não se estenda a outros nomes igualmente autoritários, mas que tiveram a sorte de não ter tempo suficiente em vida para perseguir subversivos de nossos tempos. Getúlio Vargas igualmente ditador e perseguidor segue nome de rua. Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, decerto foram militares bonzinhos, eleitos pelo povo e propagadores da democracia, afinal foram homens de outra época, não é mesmo? Talvez daqui uns anos apareça rua com nome de mensaleiro mas aí não será um problema atual, os universitários do futuro que se preocupem com isso.

Mesmo assim aí vão algumas sugestões minhas para melhorar o projeto:

- Rua com maioria de moradores evangélicos não pode ter nome de padre. Assim como rua onde a maioria é católica não pode ter nome de pastor ou reverendo. Temos aqui a Avenida Universal do Reino de Deus. Todos que moram nela são lá da igreja do Bispo?

- Rua com nome de estado em outro estado não pode. Dificulta o trabalho do correio. Como pode você mandar carta pra Rua Bahia Estado de Pernambuco? Cada estado que homenageie com nome de rua cidades de seu próprio estado.

- Rua não pode ter nome de flor se nenhum morador tem a própria em seu jardim. É um tal de Rua das Tulipas e nenhum morador nem sabe o que é uma tulipa. Fazendo justiça, onde há a Rua da Couve, da Alface e do Tomate?

- Toda Rua ou Avenida da Saudade tem um cemitério? Se não tiver que troque-se o nome. E que toda Rua onde houver hospital seja a Rua da Esperança.

Enquanto isso ali onde a esperança cruza com a saudade, como era bom o tempo onde a gente pensava em coisa mais importante pra se fazer.

Márcio Gualberto
Enviado por Márcio Gualberto em 21/04/2014
Reeditado em 22/04/2014
Código do texto: T4777378
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.