Comportamento humano no trabalho

O ser humano possui vários aspectos em relação a suas características fundamentais. Podemos citar a capacidade de pensar sobre o processo de trabalho um desses aspectos fundamentais. É preciso entender que pensar sobre o ser humano em seu ambiente de trabalho não é algo tão simples, pois para isso deve levar-se em consideração vários aspectos intrínsecos e extrínsecos de sua convivência em meio a uma sociedade.

As pessoas ao entrarem em uma determinada organização leva para lá um pouco de sua vida e adquire novas experiências dentro desse novo contexto em que irá conviver com novas pessoas, regras etc. A interação é um dos processos que o trabalhador deverá passar, pois pra executar suas tarefas na empresa que trabalha deverá possuir esta habilidade tendo em vista que um empresa não funcionada de maneira isolada mas a partir de um convivência com outras pessoas dentro desta mesma empresa assim como envolvimentos com empresas parceiras e público externo. Dentro da empresa esses relacionamentos se dão a partir dos desempenhos de tarefas pelas quais a pessoa foi contratada, bem como pela convivência não formal realizada com os outros funcionários dentro da mesma empresa.

Não deixa de ser comum, dentro do grande grupo formado pelos funcionários de uma empresa a existência de vários subgrupos formados geralmente por afinidades e gostos que aos poucos os funcionários irão descobrindo uns nos outros, porém, o ideal seria não perder a identidade de um todo, onde embora houvesse os diversos subgrupos as pessoas não esquecessem de seu caráter de unidade em prol dos objetivos da empresa.

Os funcionários de um empresa devem ter de forma bem equilibrada os aspectos intrapessoal e interpessoal. O primeiro como, de certa forma um requisito para o segundo. Para se fazer bem aceito dentro de uma organização os trabalhadores devem estar bem consigo mesmos nos vários aspectos de sua vida, seja na saúde física, psicológica etc. Em consequência da primeira podemos encontrar a segunda onde se seguirá com outros da empresa as atitudes que já trabalha-se nos grupos anteriores.

Dentro do ambiente de trabalho é comum o encontro com situações de acordos mórbidos ou reações paradoxais. Esses são ocorrências que dificultam uma boa convivência com os outros membros do grupo tendo em vista que por vezes há de estar alimentando um pensamento fantasioso que por vezes não condiz com a realidade e haverá em consequência um desequilíbrio na harmonia do grupo. Por vezes esse equilíbrio é quebrado justamente por causa do poder concedido a um dos membros o grupo. Esse poder deveria ser depositado sempre nas mão de um líder que soubesse usá-lo em prol dos objetivos gerais do grupo.

Por fim, a organização desejada deveria estar inserida dentro de um modelo de gestão participativa, buscando a coesão, cooperação e harmonia entre todos os membros que formam o grupo. Afetividade e poder também são elementos importantes dentro das relações de trabalho pois para haver a tão almejada harmonia o trabalhar a afetividade seria um caminho a se buscar.

José Augusto de Morais
Enviado por José Augusto de Morais em 23/04/2014
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