A prosa de Fernão Lopes: Um retrato de Portugal

Historicamente falando, tamanha a importância de todo o trabaho e o legado deixado por Fernão Lopes, ele retratou e fez vir a tona muitas das importantes histórias de Portugal.

Não somente pela obra que deixaste imortalizada, mas por todo o seu talento e perspicácia no qual o levou a ter um importante comitê no ano de 1418, como secretário da corte, cargo altamente importante que ele inicia as crônicas históricas de Portugal, e consequentemente criador da histografia nacional.

Frente ao seu ócio, Fernão Lopes em cada material a ser escrito preocupava-se com a lógica e toda estrutura, nota-se em seus escritos a cautela, sensibilidade, e sua inteligência o que anos depois lhe valeu a forma do qual até hoje é conhecido como o pai da história portuguesa.

De fato pode-se afirmar que se tratava de um escritor completo e a abrangência que lhe era peculiar, onde focava os dramas, os amores, as diversas batalhas tornando a leitura atrativa, pois preocupava-se em descrever o ambiente da corte, quanto os moradores da aldeia, os combates militares e as revoltas, as alegrias e as derrotas, as festas e as dores, ou seja, quão completa era a maneira de ver o mundo , não sendo contraditório, mas verdadeiramente completo, inteiro, enfim abrangente.

Foi um dos escritores que teve o tamanho destaque da história portuguesa, após Fernão Lopes, outros cronistas continuavam, porém sem muito brilho, clareza e qualidade, no qual são considerados de menor importância em termos literários.

Enfim, foi importantíssimo o trabalho literário de Fernão Lopes, se tratando da construção de um país, os valores morais que ensejaram o país que temos hoje em grande medida se deve a cada período da história que foi se construindo gradativamente.

Edilson Alencar
Enviado por Edilson Alencar em 15/07/2014
Código do texto: T4883459
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.