As línguas indo- européias

Ainda que seja um tanto contraditório afirmar a real região, ou lugar exato que o indo-europeu se estabeleceu, é fato dizer que trata-se de um língua mãe, a muda criadora da grande árvore que ensejou a infinidade de formas linguística, talvez por isso tanta controvérsia entre os estudiosos, por usa tamanha importância

O cognatismo entre certas palavras de línguas diferentes são evidentes, porém cada uma com a sua peculiaridade e estrutura, isso se deve pelo fato do indo- europeu ter sido dispersado mundo afora, e ganhou novas vertentes que cada região culminou em novas línguas, o indo –europeu não somente se edificou em certa lugar mas com certeza, foi modificado por outras formas de línguas e assim em cada parte do mundo s instalou diferentemente , trazendo na raiz a sua característica primária.

As línguas indo-européias na verdade formam uma família onde todas são oriundas de um ancestral comum, que após o surgimento se ramificou em outras línguas por exemplo: o Hindu que originou sânscrito, indiano. O anatoliano que ensejou o Turco, armênio e o frígio. O celta que mais tarde traria o irlandês, bretão e o gaélico. O helênio que antecedeu o grego, balto, eslavo, e logo após o eslavo antigo,e enfim a língua búlgara, theco, russo e o polonês. Temos também o germânico e o baixo germânico que se ramificou em tantas outras línguas anglo-saxônicas como o norueguês, o sueco, inglês e o holandês.

E claro, em especial o latim que foi o sucessor do itálico, que ocupou a região da Itália antiga considerado uma língua camponesa de pastores e agricultores, o latim foi transcendendo a tantos acontecimentos importantes de Roma que teve o seu apogeu no império romano, tendo posse de boa parte da Europa, mesmo após seu fim o latim se irradiou em outras línguas que hoje são bastante ricas como o português, espanhol, o italiano, e o francês.

Enfim, o estudo nos mostra que a direta ligação entre as línguas é justamente no seu ponto inicial, uma língua primária que ensejou em suma uma grande ramificação complexa, construída ao longo dos anos.

Edilson Alencar
Enviado por Edilson Alencar em 15/07/2014
Código do texto: T4883512
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.