Uma Campanha para Recordar

Uma campanha para Recordar

Inúmeras vezes, ouvi minha avó, Carminha, cantar a música que foi tema da alegre e inesquecível campanha de Zabilo Gadelha, para prefeito de Sousa, no ano de 1959. Na verdade, é uma das lembranças de minha avó, trazidas de sua terra. E durante muito tempo, ouvi ela cantar esta música, ao recordar tempos históricos.

A eleição para prefeito era disputada entre Zabilo e seu genro, Doutor Augusto Abrantes. A letra musical da campanha do avô de André Gadelha, foi cantada com emoção pelo povo sousense:

"Zazá, Zazá, Zabilo,

está na boca do eleitor,

todo mundo seja rico ou pobre,

não quer doutor,

só quer votar em Zabilo."

A letra é de autoria das irmãs, Julieta e Criseuda Gadelha, filhas do ex-prefeito, Tosinho Gadelha. Era tocada ao acordeom, pelas primas Fátima e Janete Gadelha, a última, de saudosa memória. Esse estribilho, fez um extraordinário sucesso, chegando a encantar até mesmo os adversários, que não se continham ao ouvir a animada marcha, "Zazá".

De acordo com o saudoso escritor Paulo Gadelha, as eleições, especialmente, as disputadas para cargos majoritários, mexem com a alma, as emoções e os sentimentos sousenses. Realmente, a campanha política de 1959, emocionou tanto o povo de Sousa, que entrou para a história como a mais intensa eleição, do século XX. E ainda hoje, é lembrada por aqueles que a vivenciaram, e pela nova geração.

Durante esse período marcante da história política da "cidade sorriso", o cinema foi levado à Zona Rural, através de um projetor ambulante. Zabilo podia, pois era dono do Cine Moderno, um dos melhores do Sertão. E esse fato contribuiu para fortalecer sua candidatura e torná-lo prefeito de sua cidade.

Aquele período eleitoral foi marcado por intensa luta cívica, com muita emoção e competitividade. Alegrou o município de Sousa e marcou história. Ao término da campanha, Zabilo foi eleito e o povo nunca mais esqueceu os momentos marcantes daquele ano.

Como poderia ser diferente, se os eleitores de Augusto Abrantes, divertiam-se com a temática da campanha de Zabilo? Até mesmo minha avó, prima de Doutor Augusto Abrantes, nunca esqueceu a famosa marcha "Zazá".