Algumas Filosofias sobre Deus

“No princípio criou Deus...”

Essa declaração primeira da Bíblia nos mostra claramente que não existe uma preocupação da mesma em provar ou não a existência de Deus, mas expressa simplesmente a exatidão de sua realidade. Juntamente com o texto de Hebreus 11.1: “Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”,a pessoa que crê não tem necessidade das argumentações Cosmológicas, Teleológicas, Ontológicas e outras semelhantes para firmar sua crença, porque a fé lhe é suficiente.

Muitos afirmam que a Bíblia não é um livro de ciência, pelo contrário, religioso, cheio de mitos e contradições, gerando com isso o dualismo que tem atravessado os séculos. Ora, se esse livro diz que Deus é o criador, logicamente, suas afirmações relativas a todas as áreas do conhecimento acumulado até hoje, devem estar de acordo com ele. Isso é o que realmente acontece. Com todo o avanço da ciência, Deus tem preservado sua palavra como “uma bigorna que já tem consumido muitos martelos. ’’

A experiência pessoal com o Deus da Bíblia o isenta totalmente das armadilhas do Panteísmo, que exclui o homem da responsabilidade moral para com Ele. A simples comunhão do que crê com seu Deus, lança por terra toda a filosofia Deista, onde o Criador lança suas criaturas ao bel prazer do tempo e do acaso, dentro de um sistema por ele idealizado. Todas as narrativas bíblicas envolvendo pessoas, mostram exatamente o oposto, onde Deus se apresenta como pai, amigo, irmão, demonstrando interesse pessoal e preocupação com as necessidades humanas, principalmente em relação à salvação.

Nossa fé, firmada na certeza e convicção das Escrituras, despreza as incertezas do Agnosticismo, que coxeia entre dois pensamentos, como os contemporâneos do profeta Elias, durante o reinado de Acabe com a perversa Jezabel, sua rainha, em Israel. Diante dessa afirmação, devemos batalhar com garra para jamais perdermos a fé, segurança única do justo.

Deus, pela palavra revelada, nos faz pisar o ceticismo incrédulo e vacilante e refutar categoricamente suas afirmações pelo conhecimento de Jesus, que disse: “Eu sou... a verdade...”. Nunca devemos esquecer de mantermos longe de nós toda arrogância e soberba, para sempre estar entre os pequeninos, alvos das revelações de Deus.

Negar a existência de Deus chega ao ponto da loucura insensata. No entanto, essa filosofia tem sobrevivido há séculos na história da humanidade, como um dos salmistas já afirmava: “diz o insensato(louco) no seu coração: não há Deus. O Ateísmo é a doutrina mais fácil de ser refutada, pois, como diria Jorge Cury, não existe ateísmo, pois o “homem ateu é o deus de si mesmo”.

Portanto, caro amigo conheçamos e prossigamos em conhecer a Deus. Graças a Ele por sermos Teistas e desvinculados de qualquer politeísmo antigo ou moderno, que sempre objetiva encobrir a glória que pertence ao único Deus vivo e verdadeiro, pai de nosso Senhor Jesus Cristo, a “imagem do Deus invisível”.