"É proibido..."

Quando eu vejo uma placa com um aviso escrito assim, “É proibido jogar lixo neste local” lei, tal. “É proibido buzinar” lei tal. “É proibido pisar na grama” lei tal. E tantas outras proibições que temos na vida sempre acompanhada por lei que determina a proibição. Eu fico sempre pensando se não está faltando alguma coisa aí, ou se não tem coisa em lugar desnecessário. Eu vejo em cada proibição uma lei e parece-me que as pessoas que leem se é que leem mesmo, não entendem a mensagem lá escrita. Segundo o dicionário contemporâneo de língua portuguesa, proibir é: não consentir, ordenar ou recomendar que não faça. Ora a proibição é um fator forte quando se coloca de forma abrupta, sem explicação, sem orientação ou informação real do que está sendo proibido, ou seja, o por que.

Eu fico imaginando essas placas de aviso proibindo alguma coisa se não seria mais viável esclarecer o porquê desta proibição ao invés de por lei. Lei é uma determinação que vem imposta de cima para baixo, nesse caso e em outros. No entanto teríamos um melhor proveito, educar, e educar é dizer o porquê da coisa e não proibir sem esclarecer o motivo da proibição. No caso das placas com os avisos escritos que são proibidos jogar lixo em determinados locais, estar correto o cabeçalho, porem o texto seguinte ao invés de escrever uma lei escreveria se o motivo daquela proibição, isto tornaria uma informação educativa para quem lesse. É proibido jogar lixo neste local e em qualquer outro local fora de uma lixeira, pois esta ação resulta na degradação da natureza que implicará no aquecimento exagerado da Terra e a mesma se tornará desequilibrada causando tempestades de chuvas, gelo e vendavais, tufões, furacões etc. Desta maneira poderíamos educar dizendo melhor o motivo da proibição e não apenas proibindo cegamente. Acreditando no poder da educação para educar não devemos proibir, devemos orientar em cada situação que pareça ser necessário proibir. Conscientemente a lei seria aplicada após a educação se necessário. O fato é que não podemos proibir sem antes educar. Seja qual for à situação, primeiro à educação.

Os acontecimentos diários nos fazem crer que a proibição não dá tantos resultados, pois para desrespeitar o que se proíbe parece ser um desafio que causa prazer nas pessoas. Estas, na verdade não estão entendendo o porquê da proibição. Eu acredito na educação como a única forma de conduzir a vida sem tantos prejuízos à natureza e a humanidade. Vamos educar para ser proibido proibir. Quando proibimos parece que criamos um inimigo e este inimigo vai desafiar a proibição e isto lhe causa prazer e consequentemente prejuízo ao desenvolvimento da humanidade.

Janeiro de 2014

Alan Lane

Alan Lane
Enviado por Alan Lane em 25/07/2014
Código do texto: T4896246
Classificação de conteúdo: seguro