"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS (ERA VARGAS)

TEXTO ATUALIZADO ÀS 14 HORAS DESTE DOMINGO. 24/08/2. 014 ADVERTÊNCIA DA ERA VARGAS: “PAREDES TÊM OUVIDOS E O MATO TEM OLHOS”.

NESTE DOMINGO, DIA 24 DE AGOSTO DE 2.014 COMPLETOU SESSENTA ANOS DA MORTE TRÁGICA E MISTERIOSA DE GETÚLIO DORNELLES VARGAS

ATÉ HOJE HÁ QUEM CHORE A SUA MORTE VIOLENTA. CONSIDERADO O PAI DOS TRABALHADORES, HOMENS E MULHERES, ERA MUITÍSSIMO AMADO, TEMIDO, RESPEITADO E, ATÉ ODIADO POR UNS POUCOS E PODEROSOS NO PODER QUE DIVIDIAM COM ELE.

“GETÚLIO VARGAS ADVOGADO-LÍDER POLÍTICO”

GETÚLIO VARGAS ERA ENVOLVIDO COM SEITAS, RELIGIÕES E GRUPOS MISTERIOSOS PRÁTICAS SECRETAS. TERIA SIDO MEMBRO DA “AMORC- DA MAÇONARIA- DOS AGNÓSTICOS- ASSOCIAÇÃO ROSA CRUZ- DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS E ATÉ DE GRUPOS EXTREMISTAS DAS SOCIEDADES JUDAICAS E ÁRABES” = Nascidos em 1882. Morto em 1954. Candidatos à Presidência da República do Brasil Presidentes do Brasil- Governadores do Rio Grande do Sul- Ministros do Governo Washington Luís - Ministros da Fazenda do Brasil- Membros da Academia Brasileira de Letras- Deputados federais do Rio Grande do Sul- Deputados estaduais do Rio Grande do Sul - Membros do Partido Trabalhista Brasileiro - Ex-alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -Suicidas do Brasil - Suicídios por armas de fogo no Brasil - Políticos suicidas - Anticomunistas do Brasil - Cavaleiros da Ordem da Águia Branca Naturais de São Borja - Luso-brasileiros - Positivismo –Ditadores - Heróis nacionais do Brasil- Grã-Cruzes da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito Político do Brasil- depostos - Agnósticos do Brasil - Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. Foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.

GETÚLIO VARGAS FOI DITADOR AMADO PELO POVO, PRINCIPALMENTE PELOS TRABALHADORES QUE RECEBERAM OS BENEFÍCIOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO IDEALIZADA E IMPLANTADA POR SUA INTEIRA E DETERMINADA ORDEM. MAS, TAMBÉM, ERA TEMIDO E RESPEITADO. EM 1.945 TODOS DO POVO DIZIAM QUE O DOUTOR GETÚLIO VARGAS PODERIA VER E OUVIR QUALQUER SOM QUE SE PROPAGASSE NO INTERIOR DAS CASAS E NAS VIAS PÚBLICAS DAS CIDADES BRASILEIRAS. HAVIA UMA ORDEM PARA NÃO SE OUVIR EMISSÕES DE RÁDIO DO EXTERIOR E, NÃO SE PODIA FAZER APREGOAÇÕES CONTRA SEU GOVERNO. QUEM CONTRARIASSE ESSAS ORDENS SERIA PRESO E FICARIA INCOMUNICÁVEL POR ANOS SEGUIDOS OU ATÉ DESAPARECERIA DEFINITIVAMENTE. ERAM BOATOS. MAS, BOATOS FORTES COM CONOTAÇÃO DE VERDADE ABSOLUTA. FOI NESSE TEMPO QUE SE PROPAGOU O PROVÉRBIO POPULAR: “PAREDES TÊM OUVIDOS E O MATO TEM OLHOS”.

POR OUTRO LADO, O TRABALHADOR CONSTANTE E ORDEIRO PASSOU A TER NOVAS GARANTIAS E MESA FARTA.

EM SEU GOVERNO FOI CRIADA A CARTEIRA DE TRABALHO; AS FÉRIAS REGULAMENTARES ANUAIS; AS HORAS EXTRAS; A GARANTIA DE EMPREGO; E TRABALHO DIÁRIO DE ATÉ OITO HORAS COM DIREITO AO RECEBIMENTO DE HORAS EXTRAS. A LEI FEDERAL Nº 7.470, DE 29 DE ABRIL DE 1986, OUTORGA AO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS O TÍTULO DE "PATRONO DOS TRABALHADORES DO BRASIL". O ARQUIVO DE GETÚLIO VARGAS E OS PERTENCES PESSOAIS ESTÃO PRESERVADOS NO CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (CPDOC) DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, QUE DESENVOLVE PESQUISA SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL PÓS 1930. “GETÚLIO VARGAS” - RS: UM DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS ASSIM BATIZADOS EM SUA HOMENAGEM. TRÊS MUNICÍPIOS BRASILEIROS HOMENAGEIAM GETÚLIO VARGAS EM SUA DENOMINAÇÃO: GETÚLIO VARGAS, NO RIO GRANDE DO SUL; PRESIDENTE VARGAS NO MARANHÃO, E PRESIDENTE GETÚLIO EM SANTA CATARINA. RUBINÉIA TAMBÉM JÁ FOI DENOMINADA "PORTO PRESIDENTE VARGAS". A REFINARIA DE ARAUCÁRIA RECEBEU O NOME DE REFINARIA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS. A USINA SIDERÚRGICA DE VOLTA REDONDA, PERTENCENTE À COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL RECEBEU O NOME DE USINA SIDERÚRGICA PRESIDENTE VARGAS. FOI LANÇADA EM 1983 PELA ECT UMA SÉRIE ESPECIAL DE SELOS COMEMORATIVOS DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE GETÚLIO DORNELLES VARGAS. DE ACORDO COM ELEIÇÃO PROMOVIDA PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO, EM ABRIL DE 2007, GETÚLIO VARGAS FOI CONSIDERADO O "MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS". SUA ESCOLHA FOI REALIZADA COM BASE EM PERGUNTAS A 200 DESTACADOS INTELECTUAIS, POLÍTICOS, ARTISTAS, RELIGIOSOS, EMPRESÁRIOS, PUBLICITÁRIOS, JORNALISTAS, ESPORTISTAS E MILITARES BRASILEIROS. PELA LEI Nº 12.326, DE 15 DE SETEMBRO DE 2010, GETÚLIO VARGAS FOI INSCRITO NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA. SEGUNDO VOTAÇÃO FEITA PELO SBT, NA INTERNET, OBTENDO QUASE 1,3 MILHÕES DE VOTOS, GETÚLIO VARGAS FOI ELEITO UM DOS MAIORES BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS, FICANDO ENTRE OS DEZ PRIMEIROS COLOCADOS, E ESTÁ ENTRE OS 12 FINALISTAS QUE VÃO CONCORRER AO TÍTULO DE "O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS". COMO CONCILIADOR GETÚLIO VARGAS REATOU AMIZADES E ALIANÇAS COM INÚMEROS POLÍTICOS QUE COM ELE ROMPERAM AO LONGO DOS 50 ANOS DE VIDA PÚBLICA, E SOBRE ISTO, GETÚLIO TINHA A FRASE FAMOSA: "NUNCA TIVE INIMIGOS COM OS QUAIS NÃO PUDESSE ME RECONCILIAR". SOMENTE UMA RECONCILIAÇÃO JAMAIS OCORREU: COM O PRESIDENTE WASHINGTON LUÍS. GETÚLIO VARGAS TERIA SIDO SEGUNDO ALGUMAS VERSÕES, O CRIADOR DO POPULISMO NO BRASIL, EMBORA, NA VERSÃO DE TANCREDO NEVES, O POPULISMO ERA UMA DEFORMAÇÃO DO GETULISMO. GETÚLIO, APESAR DE TER FEITO GRANDES OBRAS COMO A RIO-BAHIA E A HIDRELÉTRICA DE PAULO AFONSO, NÃO FICOU CONHECIDO COMO POLÍTICO DO ESTILO "TOCADOR DE OBRAS" COMO OS QUE FORAM ADEMAR PEREIRA DE BARROS E JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA. GETÚLIO VARGAS FOI ELEITO A 7 DE AGOSTO DE 1941, COMO TERCEIRO OCUPANTE DA CADEIRA 37 DA ABL, “ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS”, CADEIRA QUE TEM POR PATRONO TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA. FOI EMPOSSADO A 29 DE DEZEMBRO DE 1943, RECEBIDO POR ATAÚLFO DE PAIVA. SUBSTITUIU ALCÂNTARA MACHADO E, APÓS SUA MORTE, SUA CADEIRA FOI OCUPADA POR FRANCISCO ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO.

AS NOTÍCIAS DIZEM QUE SE MATOU COM UM TIRO NO CORAÇÃO. MAS, CORRE O BOATO DE FOI ASSASSINADO POR ORDEM DE ADVERSÁRIOS POLÍTICOS.

UM ASSUNTO NEBULOSO COMO MUITOS OUTROS QUE ENVOLVEM AS DISPUTAS PELO PODER POLÍTICO NO BRASIL.

GETÚLIO VARGAS CRIOU O "IBC" INSTITUTO QUE VALORIZOU O CAFÉ BRASILEIRO.

IMPLANTOU A EXPANSÃO DA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL CRIADA POR DOM PEDRO.

IMPLANTOU A FERRO E FOGO A AGÊNCIA NACIONAL BRASILEIRA PARA TRANSMITIR O PROGRAMA DE GOVERNO EM "A VÓS DO BRASIL".

IMPLANTOU A LEI QUE PERMITIU ÀS MULHERES VOTAREM E SEREM VOTADAS NO BRASIL NAS ELEIÇÕES PARCIAIS E EM SEGUIDA NAS MAJORITÁRIAS. ESSE COMPORTAMENTO OFICIAL PERMITIU A IGREJA E AS RELIGIÕES REVEREM O ASPECTO DE QUE AS MULHERES E OS NEGROS SERIAM SERES INFERIORES E SEM ALMAS OU ESPÍRITOS.

GETÚLIO VARGAS PERMITIU A ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO CRIAR E IMPLANTAR NO BRASIL OS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS E A REVISTA O CRUZEIRO. AS GRANDES PERSONALIDADES POLÍTICAS, CIENTÍFICAS E ARTÍSTICAS FORAM RETRATADAS E DIFUNDIDAS PELA REVISTA "O CRUZEIRO" GRAÇAS A GENIALIDADE DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO E A PERMISSÃO DE GETÚLIO VARGAS, QUE ANTEVIU A POSSIBILIDADE DIVULGAR A POLÍTICA E AS ARTES NO BRASIL E PARA O MUNDO MODERNO. A MAIORIA DAS CAPAS DA REVISTA O CRUZEIRO TRAZIAM MODELOS, ATRIZES E MULHERES BONITAS. EM APENAS ALGUMAS CAPAS MAIS RARAS, ERAM RETRATADOS ÍCONES DA POLÍTICA, COMO É O CASO DE GETÚLIO VARGAS, JK, JOÃO GOULART E JÂNIO QUADROS. https://www.facebook.com/ocruzeiro/photos/pb.524569777622386.-2207520000.1408860724./528763700536327/?type=3&src=https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-xfp1%2Ft1.0-9%2F734082_528763700536327_1689886645_n.jpg&size=403%2C403&fbid=528763700536327

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA —

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 25/08/2014
Código do texto: T4936240
Classificação de conteúdo: seguro