Capa de "Cem sonetos insubmissos"




ZIRALDO E O NOSSO NOVO LIVRO


 
     Poderia falar, aqui, mais quatro palavrinhas sobre a nossa estreia na poesia. Não farei isto, pois iria cair no lugar-comum do auto-elogio ou, certamente, da fácil pabulagem.

    Direi apenas que o nosso novo livro - CEM SONETOS INSUBMISSOS - foi recém-saído pela Travassos Publicações, RJ, e tem 116 pp.

    E, já, com bastante pressa, vou passando a palavra ao pintor, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor Ziraldo (em outubro estará faturando 82 anos de idade) que, com muito  realismo e bom humor, na ISTOÉ Nº 2335, 27/8/2014, pp. 7/8, (desta semana), em entrevista, afirma com toda a irreverência que lhe é peculiar:

    "O LIVRO (não o nosso, mas genericamente falando) DEVERIA ESTAR NA CESTA BÁSICA".

      E o entrevistador - WILSON AQUINO - pergunta ao bonachão Ziraldo Alves Pinto:

"ISTOÉ - Os livros não são valorizados?

Ziraldo - A família brasielra não dá livro de presente, dá CD. As pessoas têm que entender que quando você dá um livro de presente, dá um elogio junto. A sensação de quem recebe um livro é a de que a pessoa que deu confia nele e o acha inteligente. O livro é gênero de primeira necessidade e devia estar na cesta básica. É um alimento para a alma".


(...)
 
SINOPSE DE "CEM SONETOS INSUBMISSOS"
 

      Obra poética, cujo gênero de composição é o soneto. Como se sabe, soneto é o poema de forma fixa, composto de quatorze versos, distribuídos em duas quadras e dois tercetos. Este volume, contendo cem textos, divide-se em duas partes, a saber: I- D’amor e II- De resistência. Na primeira, obviamente, fala-se de temas ligados ao amor – é o lado lírico do opúsculo; na segunda parte, embora abordando generalidades, o eu-poético do autor volta-se mais para o enfoque das suas preferências sociais e socializantes. Composições ao estilo tradicional, em sua quase totalidade, utilizando-se de rimas e de metrificação, em versos decassílabos (maioria). Exceções existem em um ou outro sonetilho e em alguns sonetos dodecassílabos.

      Abraço muito cordial em todos.
 
Fort., 25/08/2014.
Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 25/08/2014
Reeditado em 06/09/2014
Código do texto: T4936267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.