Ética? O que é isso?

Estive refletindo sobre um termo tão em moda atualmente, um termo que sai da boca de muitos, mas que eu acredito que bem poucos saibam seu real significado e o aplicam em suas relações pessoais, sociais e humanas... estou falando sobre ética.

O Dicionário Aurélio define ÉTICA como sendo "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Não obstante essa definição, eu, na minha insignificância, tenho minha própria definição do que seja ética... para mim, ser ético significa, valendo-me de um dito popular, não fazer ao outro o que não gostaria que fizessem a você. Para mim, essa é a máxima do que seja ética, nada mais.

Agora, colocar isso em prática é, a meu ver, o maior desafio do ser humano, sobremaneira dentro desta cultura competitiva em que se tem incutido, desde a mais tenra idade, que só os fortes sobrevivem, que se tem de levar vantagem em tudo, que o mundo é dos mais espertos e por ai vai.

Pessoas não exitam em passar por cima das outras a fim de alcançarem seus objetivos, que, mesmo sendo nobres, às vezes, se contaminam com a falta de amor ao próximo, com a ganância desmesurada, com a falta de compaixão.

O homem está cada dia mais degradado, mais corrompido, mais ganancioso e esquece valores que deviam ser o norte de todas as relações humanas, sejam profissionais, pessoais, religiosas, econômicas, sociais, políticas...

Cobram-se muito os direitos, mas esquecem-se dos deveres.

Pregam-se muito condutas, mas não se vivenciam as mesmas.

Líderes religiosos que deveriam ser o exemplo do que propagam aos seus fiéis, são flagrados na contramão de tudo o que falam em cima dos altares, púlpitos ou o que quer que os elevem acima dos demais mortais, ao menos nas suas visões deturpadas do que seja um "homem de Deus", como eles se autodenominam.

Detentores de cargos públicos, que são pagos para dirigirem estados e nações, se corrompem pelo poder e ainda se vangloriam pela memória curta dos que os elegeram, na certeza de que o próximo mandato já está garantido.

Aqueles que são pagos para protegerem os cidadãos, muitas vezes se tornam seus algozes da forma mais fria e covarde possível.

Pais, que deveriam ser os maiores protetores dos filhos, os violentam, estupram, espancam, se escondendo atrás de uma pretensa forma de educar.

Os que deveriam falar se calam, os que deveriam se calar gritam.

Então, onde está a ética que circula pelos meios sociais como um termo bonito de se usar, que soa bem aos ouvidos, que torna quem o profere um ser visto como inteligente e antenado com a evolução humana?

Eu não sei a resposta e sinto muito por não poder, ao menos, apontar levemente para ela. Na verdade nem sei mais se ética não passou a ser apenas mais uma utopia. De verdade, espero que não, espero que ainda haja salvação para a humanidade e que se possa, um dia, mesmo que numa geração muito futura, se vivenciar tudo o que se prega, principalmente, no que tange a se colocar no lugar do outro, antes de ferir, julgar, condenar, usurpar, trapacear, enganar, maltratar, discriminar, violar, extorquir, negligenciar...