Lei infantil
A cultura do consumismo está cada vez mais presente no cotidiano brasileiro, o que se reflete nas crianças do país .A dificuldade de escapar das propagandas televisivas constantes ,que almejam forçar o telespectador a consumir, já é enorme para adultos – pessoas com a mente formada-, imagine para crianças, símbolo da inocência .Acreditando estar protegendo as crianças do ataque desenfreado da Mídia,o Governo decidiu acabar com a propaganda infantil .Contudo, como a sociedade não é tão simples, as consequências dessa nova lei irão alcançar grande parte do país
Disney,Pixar e outras empresas ,apesar de voltadas para o mercado infantil, geram inúmeras consequências positivas para o mundo adulto.A indústria infantil gera vários empregos e movimenta a economia, os benefícios são inegáveis para o país. Após a extinção da propagando infantil ,o mercado voltado para as crianças no Brasil –que já encarava o empecilho do elevados impostos brasileiros- praticamente foi extirpado, pois, sem propaganda, não há consumo e ,por tabela, não há comércio, desempregando inúmeras pessoas prejudicando a economia
A propagando pode até influenciar,entretanto,quem decide o que a criança consome ou não são os pais.A nova lei infantiliza os pais de tal forma que deixa implícita a posição do Estado em achar que os pais não sabem dizer não aos filhos.A maioria dos pais sabe que educar é também dizer não quando necessário ,afinal ,se não soubessem, certamente a sociedade já estaria arruinada.
Além disso, acabar com a propaganda voltada para crianças é acabar com a infância tradicional .Sem propagandas não haverá patrocinadores para os programas infantis ,eliminando a exibição de desenhos séries etc.A criança,sem ter a programação adequada para a sua faixa etária ,irá ser forçada a amadurecer mais rapidamente e isso não é bom para o futuro cidadão, logo não é bom para a sociedade
Eliminar as propagandas infantis foi uma decisão radical para um problema cuja a solução já existia ,mas não era colocada em prática .O CONAR ,órgão regulador das propagandas televisivas, deveria ter sido mais ativo e punido as propagandas apelativas que manipulavam as crianças .Agora ,só nos resta esperar para ver adultos chorando como crianças por perderem seus empregos ,e crianças assistindo jornais matinais como adultos