Em busca de um respeito mútuo

O idoso é um cidadão como qualquer outro. Mas a sociedade pensa da mesma forma? Não, pelo menos a maioria das pessoas não. A sociedade ainda discrimina o idoso, considerando-o um ser fraco e inútil, vulnerável as injustiças do mundo. E o respeito? Parece ter sido esquecido por algumas pessoas.. Respeito é bom e faz-se necessário, afinal, todo idoso já foi um jovem e todo jovem um dia será um idoso.

Segundo o Estatuto do Idoso, este-assim como qualquer outra pessoa- deve ter direito à saúde, à alimentação, à educação,..., à vida. Portanto- como qualquer outro ser- não deve ser abandonado (como acontece na maioria das vezes, são abandonados em asilos e- muitas vezes- esquecidos pela própria família). Isso ocorre devido à rotulação dada pela sociedade aos idoso- tachados de seres incapazes de prosseguir a vida sozinhos.

E os jovens? Em sua maioria satirizam a condição do idoso, esquecendo-se do corpo em formação- este, um dia, ha de dar-lhes a condição do idoso, pois nada é eterno, tudo acaba e se degenera.

Onde está o respeito àqueles responsáveis pelo trabalho árduo de formar novas vidas e criá-las, os mais velhos? Os idosos já passaram por todas as etapas da vida, já vivenciaram as mais diversas situações e solucionaram os mai diversos problemas. Deveriam ser valorizados? É claro. Os jovens deveriam tentar analisar a vasta experiência de vida dos mais velhos e tentar aprender com estes a tornarem-se pessoas melhores para formar um mundo melhor.

E idosos devem desistir da vida e deixar de lado tudo o que um dia lutaram para conseguir? Não. Velho só é quem quer, só é aquele desistente de tudo e despreocupado com todos. A jovialidade está no espírito das pessoas e cabe a estas- e somente a estas- nunca deixarem de prosseguir com sua jornada pela caminhada além de seus objetivos e a ensinarem seus filhos a seguirem seus passos, com respeito a tudo e a todos. O respeito é bom, é necessário e todos devem demonstrá-lo - principalmente os jovens, pois serão estes os idosos do futuro.

Milla Justine
Enviado por Milla Justine em 20/10/2014
Código do texto: T5005708
Classificação de conteúdo: seguro