Obesidade: Uma ''Epidemia'' Preocupante

A alimentação é uma questão essencial para qualquer população humana. Até o século XIX, quantidades elevadas de alimentos estavam restritas aos ricos, ínfima parte da população de uma determinada sociedade, no entanto, hoje, os avanços tecnológicos na agropecuária e a elevação da renda das pessoas tornaram a sobrealimentação (obesidade) uma questão de saúde pública.

Na década 1960, o mundo viveu a maior revolução na agricultura de sua história - Revolução Verde -, período em que a produtividade agrícola aumentou consideravelmente. Esse aumento na quantidade de alimentos é utilizado pelo capitalismo para lucrar, por meio da produção de alimentos que geram nos consumidores prazeres que os tornam, de certa forma, dependentes de determinados alimentos.

O EUA, país mais rico do mundo, possui 78 milhões de obesos (35% de sua população), isso é reflexo do alto poder aquisitivo de seus habitantes e da introdução de alimentos industrializados em suas dietas alimentares, que na maioria das vezes possuem altos valores calóricos. Esse contingente expressivo de obesos faz aumentar o número de doenças, que matam milhões de pessoas, como diabetes, hipertensão, trombose, apneia e depressão.

Há estudos que mostram que a genética está relacionada com o sobrepeso, mas os aspectos comportamentais e socioeconômicos são os os principais responsáveis pelo aumento de obesos. Vivemos em uma sociedade sedentária e que consome cada vez menos produtos naturais, além disso, no atual contexto capitalista, temos cada vez menos tempo para fazer as nossas refeições, levando-nos a fazê-las fora de casa, ingerindo alimentos como hambúrguer, batata frita, refrigerante e carnes fritas, que comprovadamente fazem mau à saúde, diminuindo nossa qualidade de vida.

Diante dessa situação preocupante de saúde pública, é necessário um trabalho sistemático no combate à obesidade. Para isso, a criação de propagandas pelo Governo que busquem mostrar para a população a necessidade de prática de exercícios físicos como forma de alcançar uma boa saúde e estética e a divulgação de benefícios de se basear nossa alimentação em produtos naturais. Também é necessário que cada um de nós faça uma mudança de hábitos cotidianos, direcionando mais tempo para a prática de uma alimentação saudável.

Marcos Winchester
Enviado por Marcos Winchester em 25/10/2014
Código do texto: T5011951
Classificação de conteúdo: seguro