Anjos bem mal-educados

As escolas foram criadas há muito tempo com o intuito de auxiliar na formação de seus alunos- não só trabalhando o intelecto do mesmo, mas também ajudando no desenvolvimento moral e na capacidade de se relacionar com outros indivíduos. O ensino tem se baseado num relação de respeito mútuo entre professor e estudante. Mas será o respeito ainda adotado pelos atuais alunos? Não, os alunos atuais- em sua maioria- desprezam o educador, sem qualquer valorização do ensino fornecido pelo mesmo. E o educador? Será o mestre o responsável pelas atitudes de tais alunos? Não, muitos pais- na incapacidade de educar seus filhos- acabam abandonando-os nas mãos do educador, responsabilizados por quaisquer falhas de seus alunos.

O professor tem a função de auxiliar o aluno no aprendizado, ensinando-lhe o básico para desenvolvimento de um raciocínio próprio. Porém muitos educadores não conseguem impor o respeito necessário em sala de aula, o conteúdo não é apresentado, aulas acabam sendo perdidas em tentativas de controlar o ambiente- este acba sendo dominado pelos alunos, alguns chegando até mesmo a ameaçar os educadores.

E os pais? A função dos pais é ensinar os filhos a respeitarem tudo e todos- principalmente os mais velhos, pois estes têm uma vasta experiência de vida, passaram por diversas dificuldades, muitos ultrapassaram barreiras e possuem um amplo conhecimento. Mas isso ocorre na prática? Não. A maior parte dos pais nem sequer têm tempo para passar com os filhos- muitos trabalham e acabam tendo raros encontros com os mesmos. As mulheres já não passam mais tanto tempo cuidando da casa e dos filhos (estas conquistam cada vez mais espaços no mercado de trabalho)

Os pais perderam o contato com os filhos. Acabaram mimando-os demais, já não existe mais controle e a liberdade é dada aos jovens de forma demasiada. Existem, ainda, casos de pais que - na busca da obediência dos filhos- tentaram impor métodos de treinadores de cães na educação de seus filhos.

Portanto, se faz necessário o diálogo entre pais e filhos. Os pais devem ensinar seus filhos o respeito a tudo e a todos, sendo um exemplo a seguir, pois serão os filhos de hoje os pais de amanhã e talvez até futuros professores das gerações futuras. E cabe, também, ao mestre impor a autoridade na sala de aula e não permitir o domínio por parte dos alunos.

Milla Justine
Enviado por Milla Justine em 29/10/2014
Código do texto: T5015897
Classificação de conteúdo: seguro