EU TAMBÉM SOU NORDESTINO.
Ponto de Vista.

“O nordestino é antes de tudo um forte”
(Euclides da Cunha).

 
Ver sulista depreciar nordestino é deprimente, mas ver nordestino com preconceito contra nordestino, do meu ponto de vista –- é simplesmente asqueroso!
 
E todos nós vimos isso aqui: quem está na rede social viu isso em seu próprio Facebok em seu próprio estragam.
 
Agora a pouco em meu Face um jovem traumatizado pela derrota nas urnas, sem estudo, admirador de rock internacional, que não teve acesso a obra de Ariano Suassuna ( a não ser pela TV Globo ) , que desconhece Jorge Amado , João Cabral de Melo Neto , Luiz Gonzaga ( incapaz de cantar o clássico Asa Branca ), que concluiu seu ensino médio em escola publica ( que fica mais fechada durante o ano devido a greve dos professores do que tendo aulas ) tentando ( eu disse tentando ) discutir politica com uma das mais articuladas intelectuais---,prosadora e poetisa--- ,formada em Direto pela UFAL ( Universidade Federal de Alagoas ) ; através da emoção ele buscava atacar uma das mais cultas e conhecedoras pessoas dos fatos que já conheci!
 
Era uma luta desigual, e quem visse o debate no meu Facebok iria ver o despreparo do rapaz. Pois como dizia Schopenhauer: “O conhecimento é finito, mas a burrice é infinita”.
 
E a tristeza de ver essas pessoas, que detestam a leitura, que não conhecem seus ícones e sua cultura agir como pensadores e formadores de opinião--- é simplesmente, repito o termo, desconcertante, esquisito, estranho e como se diz no sertão “estrambólico”.
 
Nada leem e tudo querem saber, nada sabem e a todos querem influenciar; digamos que um filosofo, dado aos livros de repente desejar doar-se ao trabalho braçal-- é de vê-lo ridicularizado pelos comuns, pelos que toscos se engalanam na sua rudeza—mal serve até mesmo como gari o pensador: a frieza do pensamento parece paralisar seu corpo quando se dá aos rigores da construção civil ; ademais o vulgo não conhece sua cultural local , despreza aqueles que são seus porta –vozes , e alienado das questões de ordem intelectual veem o gentil como afeminado, o prudente como tímido, o sábio como um covarde!
 
Da mesma forma, o rude, o desinformado, o avesso a leitura, o que gosta de saborear a fofoca popular, discutida nas mesas dos bares ou nos puteiros do lugar, uma vez convidado a filosofar troca o anus do lugar e defeca pela boca!
 
Porque o pensamento profundo requer certas sutilezas, certas nuances, certas delicadezas que o Jeca não tem costume: se o sábio deixa de usar certos músculos e é quase inoperante para o uso da força bruta , do mesmo modo o individuo rude não pode ser elevar a um pensador estilo Voltaire, Nietzsche e Platão assim de improviso!
 
Quem não ler, quem não se informa faz parte do rebanho, e gado não raciona, apenas é tangido e não sabe as razões disso ser assim; são os grandes pensadores que tangem a boiada; Gandhi, Mandela, Luther King, Lutero, Napoleão Bonaparte, Getúlio, Tancredo Neves e é claro--- Lula --- são os grandes lideres a tanger as massas, a envolver o rebanho—e o boi não pensa como líder, o boi só pensa como boi.
 
A verdade dói mais é essa a verdade: o forjador do novo mundo é o culto, sem desmerecer as funções, não é a toa que um magistrado ganha mais que um ajudante de pedreiro!
 
No filme O Diabo Veste Prada, você verá a saga de uma menina comum que odiava a moda sendo contratada para uma grande empresa, e lá, enquanto a toda poderosa dona escolhe certos acessórios para um desfile que haveria, a moça rir-se porque se acha livre das influencias de qualquer desenhista de moda. Então a sua chefe lhe da uma lição que ela não esperava: as roupas cafonas que a tá menina veste já foram modas, criadas por essa mesma empresa que ela ignorante disso menospreza!
Eu particularmente não baixaria, caso fosse um sábio doutorado em certas ciências, a debatê-las com o tolo; creio que todos deveriam brigar com alguém de seu tamanho. Não se deve bater em cachorro morto, mas controlar a língua não é para todos, por isso que um apostolo do Cristo já asseverou: “Aquele que domina a língua é um correto varão”. E séculos antes do seguidor de Jesus falar isso, Sidharta Gautama, o Buda já havia postulado que o sábio fala por tem alguma coisa pra falar, já o tolo fala porque tem que falar alguma coisa.
 
Então esse meu texto não é um critica ao jumento—ele tem que zurrar, é de sua natureza, ele é o relógio do sertão. Mas por que um sábio (ou um sabia) tem que travar longos diálogos com o quadrupede?
 
Por isso que esses debates entre doutores e ignorantes são tão odiosos: o sábio tem que entender que entre ele e o tolo não pode haver dialogo ,mas só monólogo.
 
Então a guerra entre conterrâneos além de ser ridícula ainda tem esse agravante que é do gênio baixar aos infra do seu vizinho parvo e tentar convence-lo ou persuadi-lo de suas razões. Já não dizia Confúcio: “Você pode levar um jumento na beira do rio, mas não pode força-lo a beber dessa água”?
 
Sejamos irmãos --- o intelectual use de sua inteligência para defender o seu irmão desprivilegiado, e que este use sua força para proteger o outro.
Ao enfrentamos os preconceitos dos sulistas, esperemos em paz o momento de enviar pra estes nossos irmãos sapatos usados, comidas e roupas velhas, sob a estrela da santa caridade cristã, como nos passado fizeram conosco.
 
Amem, amem Jesus.
É esse o meu ponto de vista.
Eu que também sou nordestino.
 
Nicodemus Silva.
Poeta/ Compositor.
28/10/14
A Lira dos Imortais
Enviado por A Lira dos Imortais em 29/10/2014
Reeditado em 23/11/2014
Código do texto: T5016298
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.