À geração tecnológica geradora de confusão

O desenvolvimento tecnológico acelerado resulta em dinamismo e praticidade na comunicação e na obtenção de informações, gerando a globalização dos meios de comunicação. E esse resultado pode apresentar aspectos positivos e negativos.

Da mesma forma como ocorre um rápido acesso à informação eletrônica, este tem se tornado cada vez mais frequente. Aquilo antes visto como uma novidade, graças à revolução da tecnologia- responsável por substituir os aparelhos no mercado e pela redução daqueles que "saíram de linha"- sendo considerado direito de todo cidadão o acesso às novas tecnologias.

A ciência, além de atuar para ocorrer a substituição dos aparelhos e criação de novos, tem atuado do lado oposto à revolução tecnológica. Apesar da capacidade dos cientistas em desenvolver aparelhos potentes, esses não acabam por vender todas as suas idéias, dividindo-as em aparelhos diferentes e não em apenas um repleto de utilidades. E isso ocorre para a obtenção de lucro àqueles inventores.

E, ainda, a Internet, responsável por propiciar a milhões de seus usuários uma navegação rápida em um mundo virtual repleto de informações vindas do mundo todo. é tida como meio errôneo de obtenção informativa. Por ser de livre acesso a qualquer cidadão, a Internet pode conter informações imprecisas e de fontes duvidosas, pois a origem destas se dá devido ao fato de os internautas depositarem nas chamadas "Bibliotecas Virtuais"- utilizadas como bibliotecas do mundo virtual para pesquisas- qualquer coisa que saibam ou tenham ouvido falar, ou seja, a informação pode ter caráter científico ou amador. Muito diferente dos antigos livros provisados, aprovados e publicados com fonte segura.

Existe, também, o fato de as pessoas acabarem desenvolvendo um tipo de vício por tecnologia. Cada vez maior é o número de pessoas viciadas na tecnologia, principalmente em programas da Internet- como "chats", "blogs", "games", "orkut", "msn"-, aderindo a eles como meio de vida. Na maioria dos casos, as pessoas deixam de viver no mundo real e passam a viver no mundo virtual como forma de realizarem tudo do gosto e inimaginável na realidade, como se fosse uma fantasia não realizada na vida real; passando, inclusive, dias sem comer, dormir ou ter contato com qualquer se rvivo ou com a luz do Sol. Um destes programas é o Second Life (Segunda Vida): as pessoas poderiam recomeçar suas vidas no mundo virtual sendo a pessoa desejada por todos e realizando o inimaginável, podendo, no jogo, até voar.

Mas a tecnologia não proporciona apenas pontos negativos. Além de tudo, tem ajudado no aumento da capacidade cerebral da geração tecnologia (as crianças futurísticas) em até 25%. A geração tecnologia também possui seus pontos negativos, as crianças desta geração já não brincam mais e dedicam-se quase todo tempo ao fantasma tecnologia (geração de novas tecnologias, podendo chegar a assustar com seu acelerado desenvolvimento).

Para melhorar o usufruto das novas tecnologias, seria necessário o fim do uso em excesso com tempo predeterminado e controle das informações, adotando somente fontes seguras nas chamadas "Bibliotecas Virtuais", as sedes de pesquisa e reservatório de informações.

Milla Justine
Enviado por Milla Justine em 30/10/2014
Código do texto: T5017651
Classificação de conteúdo: seguro