FOLCLORE: UM BRASIL DE HERÓIS E DESAFIOS

FELIZ ETERNIDADE QUERIDO FOLCLORE NACIONAL

Muitas de nossas lendas, nossos mitos, atravessam a linha imaginária do tempo e habitam de forma marota e efetiva nosso imaginário povoado e alimentado de nossos medos e desconhecimento.

Algumas tem sua origem entre nossos pais maiores indígenas que vivenciaram em seus áureos tempos em que as Américas eram unificada pelas tribos que habitavam o continente.

Outras foram trazidas pela nova gente a povoar a nação a ser colonizada. Por entre o balanço das águas salgadas a embarcação não só carregava víveres e vidas, mas segredos profundamente enraizados na memória de cada ser que além de sonhos de vida nova, traziam vívidas suas lendas e mitos.

Numa mescla muito além de racial a miscigenação promove o migrar dos diversos inconscientes coletivos daquilo que permeia a memória e atraca nos portos abertos à novos saberes. Eis o surgimento do Folclore Brasileiro.

Nacionalismo à parte, saber cultuar nosso tantos anti heróis é tecer em nossa realidade a re significação de tudo o que nos compõe e fortalece enquanto nação; sem que para isso percamos toda beleza lúdica e bucólica daquilo que vivifica a cultura popular.

Hoje, a cultura de outra nação é difundida em tantas paragem, sendo o Halloween ovacionado internacionalmente, em detrimento do esquecimento de tudo o que nos é real e integra nossa memória afetiva.

- Por quê não fortalecermos com essa mesma gana nossos mitos?

- Nossos jovens já são "doutrinados" a vivenciar a cultura mítica de outrem e sequer sabem de sua...

- Seremos pois, eternos colonizados e serviçais dos que dominam o processo cultural do planeta, ou devemos sim manter acesa a herança maior de nossa cultura de tradição?

Um beijo e Feliz halloween, digo, FELIZ DIA DO SACI, CAIPORA, PRETOS VELHOS, BAIANAS, HOMEM DA MALA, CAIPIRA... e tantas outras entidades míticas que habita a cultura folclórica nacional que certamente nosso ano ultrapassaria 365 dias de comemorações.