Tema: Por que trabalho é sinônimo de sofrimento

 
 

     “Trabalhar” nasceu do latim Tripaliare (Torturar) que por sua vez deriva da palavra Tripalium, nome de um instrumento de tortura composto de três paus.
     Nascido para exprimir uma idéia de sofrimento, com os anos, esse verbo teve seu sentido alterado pelos seus falantes de nossa língua (já significou esforça-se, lutar, pugnar e por fim o “trabalhar” que conhecemos hoje), mas não perdeu o vínculo com seu significado original: O do sofrimento!
     Aliás, há entre muitas pessoas, inclusive jovens, a expressão “ralar” no lugar de trabalhar. Esta expressão remete o sofrimento carnal, assim como o do Cristo, na subida do Calvário.
  O terrível é que culturalmente estamos submetidos a achar que trabalhar é uma das piores coisas do mundo. O vocábulo trabalho quase sempre está associado a dor e sofrimento:      Trabalho de parto, trabalho de turno, trabalho social, entre outras situações. A questão é que devemos nos reeducar para visualizamos que não estamos sentenciados a trabalhar.
     Por mais difícil que seja o seu trabalho, não estamos amarrados a fios elétricos numa tortura desumana.
     E antes que o leitor (a) classifique este texto como sendo de auto-ajuda, no sentido mais negativo, eu o indago a refletir se você trata o verbo trabalhar como sofrimento obrigatório.
     Apesar de ser um meio de sobrevivência, o trabalho como disse Getúlio Vargas: - O trabalho dignifica o homem. Não só dignifica porque lhe dá condições de pagar as suas despesas, contas entre outros gastos, mas principalmente porque lhe dá valores essenciais ao bem comum e individual.      Valores estes que farão de cada jovem que adentra o mercado de trabalho, um homem, uma mulher.
     Não adianta, nós passamos mais de um terço da nossa vida trabalhando, e é com ele que realizarmos os nossos sonhos e fazemos planos e construímos amigos para vida toda.
O trabalho não é um casamento, cujo tédio começa no café da manhã e termina as 00h00min, uma esposa (o) careca, banguela (o) com barriga e com mau hálito.

     Enquanto não mudarmos o sentido do verbo trabalhar, seremos eternos escravos, não do nosso chefe, mas de nós mesmos!
André Mendes
Enviado por André Mendes em 19/11/2014
Reeditado em 19/11/2014
Código do texto: T5041681
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.