#Kalúnia 86 - Prêmio Petrobrás de Jornalismo recusa Youssef

Um jornal de boatos confirmados

-A segunda edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo está com inscrições abertas. Ao contemplar mais de 30 reportagens, o reconhecimento vai distribuir mais de R$ 489 mil. O objetivo da empresa com o evento é ressaltar a importância dos meios de comunicação e, sobretudo, dos jornalistas que participam de disseminação de informações relevantes para o país. Os boatos de uma viagem à Pasadena - EUA, não conferem. E matérias sobre delação premiada apenas sem citar fontes.

O prêmio da Petrobras foi lançado em 2013, quando a empresa completou 60 anos de história. Dividida em três grandes categorias - internacional, nacional e regional -, a iniciativa reconhece trabalhos de profissionais que têm atuação no Brasil nas seguintes áreas: Cultural, Esportiva, Responsabilidade Socioambiental, Petróleo, Gás & Energia e Fotojornalismo. Cada jornalista pode inscrever até seis diferentes reportagens. Entretanto, a mesma matéria não pode ser concorrer em diferentes categorias.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Para participar, as matérias têm de ter sido veiculadas em tradicionais veículos de comunicação de massa no período de 10 de maio de 2013 a 9 de abril de 2014. Neste ano, a novidade é que o processo de inscrição é feito inteiramente pela internet, por meio desta ficha. As reportagens de jornal, revista e internet devem ser encaminhadas em pdf. Se transmitidas via rádio ou TV, o jornalista deve fazer upload das reportagens por meio da ferramenta do site. As fotografias concorrentes devem ser envidas em JPG, com qualidade de 300 DPIs. Para comprovar que a imagem foi veiculada, é preciso mandar o pdf da publicação com o registro da página.

Para decidir quais serão os vencedores, a Petrobras avaliará os trabalhos inscritos em diferentes etapas. A primeira será feita pela Comissão de Pré-seleção, supervisionada pela coordenação do prêmio e composta por oito membros, jornalistas com experiência comprovada na atividade profissional de, pelos menos, 10 anos. A seguinte será feita pela Comissão Julgadora, que é composta por seis membros renomados da imprensa. Os nomes dos integrantes dessas comissões ainda não foram revelados.

No total, 17 reportagens da categoria Nacional serão premiadas com R$ 18.250,00 cada. Outros 17 trabalhos serão agraciados na categoria Regional com o valor de R$ 7.600,00. Na Internacional, uma matéria levará o prêmio de R$ 18.250,00 para casa. Ainda haverá o Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, no valor de R$ 31.800,00.

Os interessados em participar da disputa devem fazer suas inscrições até 6 de fevereiro de 2015. O regulamento completo e outras informações estão disponíveis neste link. Para entender melhor em que área a sua reportagem pode ser inscrita, veja a descrição da Petrobras:

-REPORTAGEM CULTURAL: Matérias que abordem manifestações culturais e artísticas do país, ou o incentivo em áreas como música, cinema, teatro, artes plásticas, dança e literatura, incluindo as promovidas a partir do apoio público e/ou empresarial, com o objetivo de promover a democratização e a disseminação da cultura brasileira.

-REPORTAGEM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: Matérias sobre ações sociais e de preservação ambiental, desenvolvidas em todo o Brasil, incluindo as promovidas a partir do apoio do setor público e/ou empresarial, como projetos direcionados à educação, à geração de renda, aos direitos humanos, ao reflorestamento, à preservação de ecossistemas e da biodiversidade brasileira.

-REPORTAGEM ESPORTIVA: Matérias que abordem o incentivo às atividades esportivas profissionais ou amadoras, individuais ou coletivas, incluindo as promovidas a partir do apoio público e/ou empresarial, como projetos de formação de novos atletas e de esporte educacional.

-REPORTAGEM PETRÓLEO, GÁS E ENERGIA: Matérias relacionadas aos processos de exploração, produção e distribuição de energia sob diversas formas, como combustíveis fósseis, eólica, biomassa, elétrica, nuclear e outras fontes alternativas e que destaquem a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

-FOTOJORNALISMO: Coberturas fotográficas sobre qualquer um dos temas acima relacionados que, sozinhas ou como parte integrante das reportagens, foram capazes de transmitir o impacto de cenas do dia a dia ou de acontecimentos marcantes, cumprindo o papel disseminador da informação. Não serão aceitas fotografias que apresentem manipulação digital que altere seu conteúdo.

Apoio Grupo Comunique-se

Em março deste ano, o presidente do Grupo Comunique-se, Rodrigo Azevedo, anunciou o apoio ao Prêmio Petrobras de Jornalismo. O executivo foi recebido pelo gerente de imprensa da companhia, Lucio Pimentel, para formalizar a parceria. “Há 12 anos o Portal Comunique-se estimula o bom jornalismo. Por isso, o Prêmio Petrobras de Jornalismo está totalmente em linha com as nossas crenças e valores. Esse é o motivo do Grupo Comunique-se apoiar a premiação da Petrobras”, disse Azevedo.

Para Pimentel, colabora com a missão de laurear reportagens que contribuem positivamente para a sociedade. “Ter o Grupo Comunique-se como parceiro do Prêmio Petrobras de Jornalismo reafirma a seriedade e a relevância de um dos maiores prêmios de jornalismo do país”, disse, em março, o executivo da estatal.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 20/11/2014
Reeditado em 20/11/2014
Código do texto: T5042037
Classificação de conteúdo: seguro