O que dizer amanhã?

Desde muito tempo, em todos os lugares, existem grupos de pessoas com costumes, cultura e variações de estilos. Moro em Corumbá, cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Também conhecida como “ Cidade Branca” ou “ Capital do Pantanal “. Lugar de tal beleza inestimável, natureza repleta de cores, e paisagens mais que belas.

A flora pantaneira é uma mistura de três lugares distintos: cerrado, amazônica e chaco ( boliviano, paraguaio ). A vegetação do Pantanal não é coesa e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo. A fauna pantaneira é muito rica, podemos dizer que talvez a mais rica do planeta. Aqui já existe cerca de 650 espécies de aves (no país inteiro estão identificadas cerca de 1800), a mais esplendorosa é a arara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção.

Mais de que serve tanta beleza se, nem todos tem consciência da riqueza que temos. Às vezes a vontade de fazer a cidade crescer acaba destruindo tudo. É indescritível as extensões das queimadas feitas por ano, as pessoas não tem noção do que fazem, muitas espécies de plantas sendo destruídas, a maioria entrando em extinção e outras que nem existem mais. Já a fauna a situação também é muito grave, principalmente no que se relaciona a espécies raramente visíveis, que a ignorância não vê, por não serem tão esplendorosa como outras espécies, ou por viverem ocultas ou por saírem somente durante a noite. Entre eles estão os repteis. O mais sinistro é o que acontece com a tartaruga terrestre o Jabuti, por não conseguir fugir.

Particularmente, gostaria de saber o que se passa na cabeça dessas pessoas, isso pode ser bom pra eles porém e o resto? Como fica as plantas, os animais tendo que fugir da sua própria casa. Como você se sentiria se alguém chegasse e colocasse fogo na sua casa? Pois bem, creio que o desespero ia bater. Com tantas queimadas o que vamos dizer as próximas gerações, alguns terão a oportunidade de ver o que sobrou de tal exuberância, já outros apenas em livros e internet. Vão perguntar, por que isso não existe mais? Quem destruiu? Mais por que fez? Qual será sua resposta? Você dirá que foi um “ fenômeno da natureza “ ou irá dizer a verdade que foi o próprio homem. Nós seres humanos destruindo nosso próprio lugar no mundo, e acabando também com nossas riquezas. Até que ponto chega a capacidade do homem de destruir a natureza pra poder “ ganhar mais dinheiro “ não perder seus “ negócios milionários “. Se continuar o ritmo atual de queimadas, o nosso ecossistema ficará tremendamente empobrecido, chegando muito breve a uma situação inconvertível.

“ Quando chegar a primavera, onde estarão as flores? Quando o outono vier, onde estarão as arvores com suas folhas exuberantes? Espero que ainda ás vejo. E o homem tome consciência e, não destrua tudo o que ver pela frente por causa de riquezas materiais se esquecendo dos tesouros naturais. “ – Eri Junior