Um meio de exclusão social

O preconceito linguístico é uma distinção de classes que separa os que falam ''certo'' ou ''errado'' na língua portuguesa brasileira.É uma intolerância que há estabilidade pois não existe base científica,diferente das outras formas preconceituosas.A variação da fala surge com os diferentes sotaques no país,pessoas da zona rural e mais pobres.

A escola participa na progressão da discriminação,nele surge o conceito de falar de acordo a norma culta,como se fosse a única forma ''correta''. A mídia e outros meios de comunicação aumentam o índice de preconceito, ironizando as variações linguísticas existentes afetando principalmente a região nordeste,por a grande maioria da mídia estar concentrada no sudeste do país.Ter raízes na colonização onde o Rio de Janeiro foi sede do governo,com isso muitos enaltecem o lugar e forma de falar,prestigiando uns e estigmatizando outros.

É um acinte aos Direitos Humanos qualquer forma de preconceito,resultando em exclusão,desestruturando socialmente o indivíduo por ridicularizar o ''erro''.Ao invés de unir acaba dividindo a sociedade,havendo constrangimento,punição,minimizando a cultura de outrem,acarretando falta de expressão .As histórias em quadrinho de Maurício de Souza mostra a diferença na fala dos personagens com relação a cebolinha que utiliza-se de uma maneira dita como ''errada'',trocando letras e assim fugindo da norma gramatical.

Assim,para solucionar o problema é necessário primeiramente admitir que ele existe.Escolas precisam abordar o assunto pois mesmo sem saber os alunos acabam fazendo bullyng com os demais,desmitificar a ideia que só os portugueses sabem o português e que saber a gramática é a essência para falar bem.

Ana Laura Ramos
Enviado por Ana Laura Ramos em 28/01/2015
Código do texto: T5116736
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.