O silêncio dos intelectuais

Grandes filósofos e sociólogos tais como: Tomas Edson, Marx, Friedrich Hegel e Platão simplesmente desapareceram. Será que estamos nos tempos dos famosos zumbis? A alienação por acaso rompeu a habilidade do ser humano contemporâneo de pensar? Se ainda houver grandes pensadores, intelectuais, por que eles não são conhecidos em nossa sociedade? Será que hoje estão sendo apenas criadas máquinas de produzir dinheiro e trabalho para o consumo gerando capital?

São várias questões a serem ponderadas. Mas como Marx dizia, a consciência determina a realidade, e começando por este ponto, pode-se afirmar seriamente que o grande problema é com o que as pessoas passaram a se preocupar. Anos atrás eram importantes e muito discutidas questões que envolviam o conhecimento da natureza e do homem. Hoje, não se vê mais coisas assim. Cidadãos contemporâneos estão alienados, e acomodados, felizes por não terem ideia do que estão colaborando.

Há tanta informação, tanta distração que as pessoas simplesmente escolhem o que há de melhor para elas, sem o trabalho de se questionar. Como a distração é algo mais prazeroso as mesmas não se dão o trabalho de se instruir, de autodisciplinar, de procurar a melhorar de seu intelecto.

Os poucos, pensadores e críticos existentes na era tecnológica são silenciados, deixados de lado e se tornando cada vez mais desconhecidos. Tudo pela falta de interesse intelectual das pessoas.

A mídia esconde, por querer apagar a luz daqueles que iluminam mentes. Pois assim, é mais fácil manipular, usando o método da caverna de Marx, onde se pode observar que a falta de conhecimento faz com que as pessoas passam a imaginar que a sua realidade é única e verdadeira, mas sabe-se que a falta de conhecimento, de experiências traz a cegueira, traz a falsa ilusão do que é o mundo.

Deve-se acima de tudo procurar o conhecimento, pensar, sair da zona de conforto, fazer o cérebro trabalhar, questionar, não deve entregar-se ao sistema. Deixar de acreditar em tudo o que se vê na televisão, no rádio e questionar antes de transformar qualquer assunto como verdade é uma grande escapatória da alienação, assim como a arte que liberta as pessoas, as transformando em seres livres para pensar e agir.

Bruna Quintiliano
Enviado por Bruna Quintiliano em 26/02/2015
Código do texto: T5150767
Classificação de conteúdo: seguro