Consumo ou Consumismo?

O consumo é um ato humano, que nos permite atender necessidades, abrangendo tudo que estimula o crescimento humano.Com o apelo constante da mídia em relação á novidades,acaba tornando tudo tão descartável e obsoleto. Porém nem todo consumo é considerado alienado, pois ele também pode ser consciente e criativo.

Quando queremos adquirir algo, fazemos tudo que está a nossa disposição, levando em consideração que o consumo nunca é um fim em si, mas sempre um meio para uma coisa qualquer, caso contrario, ele se transforma em consumismo.

Dando ao individuo apenas uma sensação provisória de satisfação, o ato de consumir não está só ligado a compra, mas também a ideias vinculadas pela mídia, dessa forma consumir conscientemente seria reconhecer o impacto das propagandas que manipulam nossas escolhas.

O fetichismo da mercadoria proposto por Karl Marx, resume bem oque está acontecendo nos tempos de hoje, a mercadoria, um ser inanimado, adquire vida, tornando os valores de troca superiores aos valores de uso que passam a determinar as relações humanas.

AndresaMendes
Enviado por AndresaMendes em 27/03/2015
Código do texto: T5185620
Classificação de conteúdo: seguro