"Você tem experiencia?"

Já fiz casquinhas no meu primo só pra ele parar de chorar. Já me queimei com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei o rosto todo. Já conversei com espelho e até brinquei de ser bruxo. Já quis ser vereador, prefeito e presidente do Brasil.

Já me escondi atrás da cortina e fiquei com os pés para fora. Já passei trote por telefone.

Já tomei banho de chuva e acabei me viciando. Já fui atropelado. Já confundi sentimentos. Peguei atalho errado e continuo andando no desconhecido. Já raspei o fundo da panela. Já cortei o dedo com Gillette. Já chorei ouvindo música no ônibus. Já tentei esquecer algumas pessoas mais logo percebi que elas são as mais difíceis de esquecer. Já subi escondido no telhado. Já escrevi no muro da escola. Já cai rolando da escada. Já fiz juras eternas. Já chorei no chão do banheiro.

Já correi para não ver alguém chorar. Já fiquei no meio de mil pessoas sentido falta de só uma. Já vi o por do sol cor-de-rosa e alaranjado. Já me joguei na piscina e nunca mais quis voltar. Já senti medo do escuro. Já tremi de nervoso. Já quase morri de amor, mas renasci para ver o sorriso de alguém especial. Já acordei de madruga e fiquei com medo de levantar. Já apostei em correr descalço na rua. Já gritei de felicidade. Já roubei rosas de um grande jardim. Já joguei uma partida de futebol que achei que nunca ia acabar mais até que fim acabou. Já deite na cama e vi a lua virar sol. Já chorei por ver amigos ir embora, mas logo percebi que vêm outros. A vida é assim mesmo, um ir e vir sem razão. Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú chamado coração. E agora um formulário me interroga me encosta-se à parede e grita: “Qual é a sua experiência?”. Essa pergunta ecoa no meu cérebro experiência... Experiência. Será que ser “plantador de sorrisos” é uma boa experiência?

Não! Talvez eles não soubessem ainda colher sonhos!

Agora, gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta “experiência?”.

“Quem a tem se a todo o momento tudo se renova?”.

Segundo o minidicionário “AULETE, Caldas”(2009,p.592) paráfrase versão de um texto , qeralmente mais extensa e explicativa, cujo o objetivo é torna-lo mais fácil para o entender.

Texto adaptado paras as aulas de Técnicas de Redação no Centro Educacional Vila Verde sob orientação do Pro. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

_____________________________________

FONTE

Minidicionário de Língua Portuguesa “AULETE, Caldas”, Lexikon: Rio de Janeiro, 2009.

Filipe Rodrigues
Enviado por Filipe Rodrigues em 27/05/2015
Código do texto: T5256577
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.