Internet com responsabilidade e consciência

O surgimento da Internet durante a Segunda Guerra Mundial tinha como intuito a comunicação direta para o compartilhamento de informações confidenciais. Com o decorrer do tempo, a tecnologia foi se desenvolvendo ate atingir toda a população mundial, fato que gerou certa desordem pela rede, uma vez que algumas pessoas utilizam-na para prejudicar alguém ou a si mesmo de forma inconsciente ou intencional.

O hábito de estar conectado à Internet, com destaque para as diversas redes sociais tornou-se crucial na vida dos individuas da atual sociedade chegando ao ponto de ser declarado, pela ONU, um direito fundamental do ser humano. Uma vez que pode ser acessada pelo celular, a Internet passou a contribuir para a facilitação de algumas atividades bem como para atingir pessoas e expô-las inadequadamente nas redes da web.

A velocidade com que as informações são postadas na Internet é de proporção imensurável, fazendo com que as pessoas postem onde estão, aonde vão, fotos pessoais ou de objetos de valor, ou seja, informações consideradas como privadas (que ao serem publicadas virtualmente na web, comprometem-lhe a segurança) sejam alvos para caírem em muitas ciladas planejadas por aqueles que usam as redes para prejudicar terceiros inocentes e desinformados.

Por outro lado, pode parecer ridículo para certas concepções, é tudo uma questão de ter etiqueta no uso da Internt, pois algumas pessoas compartilham fotos e informações comprometedoras para adquirirem status e chamar atenção, sem ao menos levar em consideração os limites entre o que é virtualmente público e o que é privado, enquanto deixam a desejar no convívio pessoal já que estão mais preocupadas com a imagem.

Desta forma, para que todos possam ter uma vida virtual proveitosa e benéfica nas redes sociais, é inquestionável e indispensável a cautela que os internautas devem ter sobre aquilo que realmente tem necessidade de ser publicado pois a rede de comunicação mundial é cheia de contribuições e ameaças. Assim a pessoa que usar a Internet como entretenimento, sem nunca se esquecer dos limites e da responsabilidade, não serão prejudicadas por aqueles que usam-na para causar algum maleficio.

Suzannah Harrison
Enviado por Suzannah Harrison em 25/06/2015
Reeditado em 27/11/2015
Código do texto: T5289879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.