Karl Marx

Karl Marx, defendia o proletariado a classe menos favorecidas e criticava a burguesia que é a classe dominante que detém os meios e os modos de produção. Hostilizava o capitalismo, pois acreditava que a causa da desigualdades sociais começava ali. Seu pensamento era ter uma sociedade com distribuição de Renda justa sem desigualdade. Foi jornalista e comunista , nasceu na Alemanha.

segundo Karl Marx existem duas classes sociais a proletária ( maioria) que são os trabalhadores que possuem a mão de obra e que são os explorados, e muitas vezes não tem condições dignas de trabalho. São mercadorias de fácil troca! Se morrer ou ficarem doentes existem peças de reposições, tem salários baixos. E temos a classe dominante que detém os meios e os modos de produção ( minoria) lucram com a mais valia, exploração de horas de trabalho dos proletários, pagam salários baixos são ricos e tem peças de reposições disponíveis no mercado.

conceito sobrei animal social segundo Marx:

O animal social possui (racionalidade) a ideologia a construção, transformando conscientemente as coisas para seu próprio benefício a interação homem e natureza. Ele desenvolve tanto a cooperação como a divisão de trabalho ele é especializado em várias funções. Se beneficia do poder de troca com outros. No início tanto a produção quanto a troca tem como finalidade o uso isto é a manutenção do produto e de sua comunidade.

À características do Fetiche segundo Marx a inversão do significante pelo significado do vale mais, o status, a felicidade, o amor posso comprar. Enquanto o significante fica de lado, o preço, a qualidade do produto.

Existe o primeiro que é a valorização que se cria em cima de um produto. para uma sociedade, temos a construção de ilusão e indução de valores.

..

Tudo gira em torno do único, o poder é passado para uma única mão, privatização e desnacionalização das empresas. O povo é alienado e massificado não discute politica, os seus direitos a educação, saúde, cultura etc.. São controlados pela classe dominante a cultura de que tudo é natural ( cultura da massificação). Com isso surge a desigualdade e o proletariado é explorado e não tem as mínimas condições de trabalho que deveriam ter. Do outro lado os burgueses que detém os meios e os modos de produção lucram com a mais valia, são a minoria dominante e exploram a mão-de-obra.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 04/07/2015
Reeditado em 03/03/2023
Código do texto: T5299889
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.