RÁDIO CURIOSIDADES

O estúdio de rádio jornalística, pois dois ambientes, o local onde o apresentador ou locutor irá fazer o programa e um computador , pronto já programado para fazer o programa, E o local onde fica a parte técnica , o operador , aparelhamento , a mesa do som, o computador etc.

Se Orson Welles conhecesse o conceito de audiência rotativa do rádio, o pânico causado pelo programa ‘’ A guerra dos Mundos ‘’, poderia ter sido evitado ?

Sim, pois ele poderia ter anunciado durante a programação que era apenas uma encenação, e não apenas ter anunciado no início do programa, já que muitas pessoas não acompanharam transmissão desde o inicio. Como a audiência é rotativa as pessoas ligam ou mudam de emissora com facilidade.

As emissoras de rádios populares são diferentes das emissoras jornalísticas por não transmitirem noticias em sua programação? Verdadeira ou falso?

É falso, pois todas as emissoras transmitem informações, mesmo que seja dos famosos, transito ou informações de interesse público.

Os efeitos sonoros ajudam o ouvinte a criar um cenário acústico. A informação é verdadeira ou falsa?

Verdadeira, pois ajuda o ouvinte a criar uma expectativa que faz com que ele utilize a imaginação que com ajuda da musicalidade traz o a ritmo e a emoção.

As noticias transmitidas pelo rádio não podem ter a interferência de outros sons, como trilha musical ou efeitos especiais, pois atrapalha os locutores e ouvintes. A afirmação é verdadeira ou falsa?

Falsa, pois os efeitos especiais e a trilha sonora ajudam o ouvinte a se ambientar com a noticia, não atrapalha os locutores pelo contrário ajuda deixar claro a noticia na cabeça do ouvinte.

Quais as três principais características do rádio? Cite exemplifique cada uma delas?

Instantaneidade traz a agilidade, o dinamismo na transmissão para que o apresentador ou locutor passem as noticias aos ouvintes sem que se tonem monótona.

Portabilidade Fácil acesso m o ouvinte pode carregar para qualquer lugar, além de pode fazer outras coisas ouvindo rádio.

ORALIDADE deve ser clara e concisa

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 09/07/2015
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T5305389
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.