Assessoria de Imprensa

Cinco exemplos de atividades que uma assessoria de imprensa exerce:

Cuida da imagem do assessorado. É o elo entre o assessorado e o veiculo. Criar um plano de comunicação, destinar as mensagens para os veículos. Avaliar frequentemente o trabalho da equipe de comunicação.

Quais são os três tipos de estrutura assessoria de imprensa?

Interna - Trabalha internamente na empresa prestando serviço de assessoria para a empresa.

Contexto do cenário econômico e politico no qual nasceu as Relações Públicas nos EUA, e quem foi Ivy Lee ?

O cenário econômico era de total instabilidade , onde os latifundiários estavam em conflito com os industriais. O cenário politico vivia num estado de monopólio , e quem detinha o poder era visto com maus olhos pela sociedade menos favorecida.

Ivy lee era jornalista e já havia trabalhado em vários jornais de Now York, quando percebeu que os poderosos tinham uma imagem ruim perante á sociedade menos favorecida. Observou que está imagem poderia ser modificada , para uma imagem positiva. Então em 1909 Ivy Lee criou a primeira agencia de Relações Públicas. No qual seu assessorado era John Rockfeller , que tinha uma imagem ruim, com um bom trabalho Lee modificou a imagem que Rockfeller tinha.

Por que em 1990 o Brasil teve um boom das Assessorias de Imprensa ?

Na década de 90 houve uma migração de jornalistas para a assessoria de imprensa, pelo motivo do mercado de trabalho do jornalismo está saturado( Crise econômica e desemprego). E quando um jornalista torna- se assessor geralmente tem inúmeras vantagens como salários maiores, horário fixo e finais de semana livre.

O que se espera de um Assessor e de um Jornalista na construção de uma relação ética e competente?

Que o assessor transmita informações verdadeiras, que ele haja como uma fonte confiável. que não dificulte o trabalho do jornalista, ele não deve omitir informações em caso de crise de sua empresa.

Por outro lado o Jornalista tem que ter uma postura ética, não desfazendo do assessor, e ter o minimo de conhecimento sobre a pauta em questão.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 16/07/2015
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T5313610
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.