Mansão do Caminho

Difícil resumir em poucas palavras tão nobre trabalho. Quase impossível conseguir expressar o que senti ao adentrar as dependências da Mansão do Caminho. Primeiro uma breve explicação sobre quem é Divaldo Pereira Franco e sua obra. Divaldo possui 600 (seiscentos) filhos adotados legalmente, e muitos ainda trabalham no local para auxiliar e dar continuidade na obra, não somente os filhos, mas há também netos que lá trabalham. A venda dos livros psicografados por Divaldo ajuda a manter uma obra social que atende 3,5 mil crianças por dia. O médium reside no local e viaja por vários países realizando palestras e por onde passa impressiona com sua humildade e conhecimento. Há mais de 60 anos, com a ativa participação de Nilson de Souza Pereira - carinhosamente chamado de Tio Nilson, foi fundada a instituição denominada Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção, situada em Salvador, no estado da Bahia. Construída numa área de quase 80.000,00 metros quadrados e envolvida por uma mata nativa, o local irradia paz e harmonia. Possui uma estrutura impecável com ruas sinalizadas e lembra a de uma cidade onde tudo funciona perfeitamente - e isso só é possível graças ao trabalho voluntário, embasado no amor de vários profissionais dedicados em uma causa maior: a de servir ao próximo, tendo em troca o sorriso e a alegria estampados no olhar de quem lá é atendido. Creche, escolas, oficinas de artesanato e música. Impossível não se emocionar com a energia do lugar. O sentimento era de gratidão, de amor. Lá o atendimento independe de religião, apesar de ser um Centro Espírita, pessoas de diversas religiões prestam serviços - outro exemplo cristão, pois lá não se discrimina ninguém, ao contrário. Um local de acolhimento no verdadeiro sentido da palavra, sem preconceitos. Médicos e enfermeiros voluntários, em convênio com o SUS fazem um trabalho de incentivo ao parto humanizado, que conta com uma estrutura que vemos apenas em clínicas particulares, como o parto na água, UTI neo natal ao lado do leito materno, acompanhamento de doulas, mulheres que auxiliam as parturientes tanto psicologicamente quanto fisiologicamente. É feito um acompanhamento desde a gravidez para que se comprove que a gestante está apta ao parto normal, para que não se coloque em risco a vida da mãe ou do bebê. Um trabalho incrível, que me fez sonhar...imaginar como seria se isso tudo funcionasse na rede pública de todo o país. E por falar em imaginar...minutos antes de assistir a palestra de Divaldo, me emocionei com um músico estrangeiro que também visitava a Mansão no mesmo dia. Convidado a cantar, escolheu a música Imagine, de Jhon Lennon. Novamente fui às lágrimas...por pensar em como seria o mundo se houvessem mais Tios Divaldos, mais Donas Helenas e Donas Itamar...e tantos outros que não consigo aqui nomear. Como seria se todos pensassem mais no próximo. Se nossos políticos realizassem obras que realmente funcionassem para o povo. Acompanhada por duas amigas, igualmente emocionadas e gratas pela oportunidade de conhecer de perto tal trabalho, de lá saímos com imenso desejo de voltar. Saímos com o coração enternecido, felizes por saber que existem pessoas de alma tão bondosa. Isso me faz acreditar cada vez mais que esse nosso mundo está realmente progredindo, ainda que lentamente. Como diz Jhon Lennon na música: " Você pode dizer que sou um sonhador...mas eu não estou sozinho; junte-se a nós e o mundo será um só."