Virtualmente, amor (EC)

Amor, paixão ou delírio?

Não tenho competência para teorizar sobre o amor. Não posso discorrer sobre o amor e suas classificações: amor fictício, real, romântico, livre, virtual ou quaisquer outras denominações.

Não posso afirmar, como dizem os psiquiatras, que o amor é um emaranhado de complexas reações químicas no cérebro. Tampouco dizer que a paixão seja apenas uma avalanche emocional, um estado mental alterado porque o cérebro foi bombardeado por substâncias químicas.

Seria isso, o amor? Dopamina, serotonina, noradrenalina, oxitocina?

Não tenho competência alguma nessa seara, portanto me eximo de dar opiniões.

Mas daqui, sob o ponto de vista da minha aldeia, faço algumas elucubrações e rememoro algumas palavras sobre o tema. Algum poeta falou que “qualquer maneira de amar vale a pena/qualquer maneira de amor vale amar”, outro disse que “amar alguém só pode fazer bem/amar alguém não tem explicação”, outro comentou que o “amor é divino/é bossa nova”, um escreveu “se a vida tem um fim/ o amor não é assim/faz de cada vida uma outra parte do infinito amor” e o poeta maior aclamou “Que pode uma criatura senão, /entre criaturas, amar? / amar e esquecer (....)/ sempre, e até de olhos vidrados, amar?’

O amor não cabe, pois, numa teoria porque prescinde de palavras. Uma criança não diz a todo o momento ‘eu te amo’. Mas quando ela nos olha e abre os braços ao nosso encontro compreendemos que é amor, um amor gostoso, sincero, gratuito. Nossos filhos, também, não dizem a todo instante que nos amam, mas é perceptível em seus gestos, na busca do amparo, no abraço afetuoso. E os amantes, por sua vez, não proclamam a todo instante que se amam, muitas vezes silenciam esse canto, compreendem-se nas entrelinhas.

Enfim, se o amor é virtual, fictício, novelesco, próximo, distante, presente, ausente, não importa. Se é amor, se há amor, é uma ventura.

Não posso teorizar sobre o amor, reitero - eu só posso senti-lo.

Este texto faz parte do Exercício Criativo – Virtualmente, amor! Saiba mais, conheça os outros textos http://encantodasletras.50webs.com/virtualmenteamor.htm

RosalvaMaria
Enviado por RosalvaMaria em 19/10/2015
Código do texto: T5419631
Classificação de conteúdo: seguro