Tapando Buracos com água

Para a mãe de uma vítima fatal num assalto com infrator menor, a redução da maioridade penal é a realização de um sonho, do qual ela pede a Deus todos os dias. Pois assim estaria consumada a justiça, o sujeito estaria de fato condenado e pagando pelo que fez. A questão é quanto essa cadeia puniria realmente.

As prisões são lugares traumatizantes, as punições horríveis e o tratamento desumano deixam marcas, não é a toa que seu apelido é inferno como bem fala a música de Renato Russo “Faroeste Cabloco”.Cerca de 70% daqueles que saem da cadeia, voltam para a criminalidade. Isto prova a ineficiência do sistema carcerário brasileiro e ainda querem jogar nossos menores nisto.

Reduzir a maioridade dois anos é limpar a sujeira apagando a luz, não corta o mal pela raiz, não finda o problema. É assim que o governo brasileiro atua, indo pelo caminho mais fácil. Para reduzir a criminalidade de menores e no geral, é necessário implantar medidas socioeducativas, criar ou investir em programas sociais que tirem a vontade e necessidade do jovem em ir para rua, que envolve outras questões.

O adolescente vai para o crime, pois não tem acesso a uma escola pública de boa qualidade, tem uma polícia e governantes corruptos no poder, vive numa sociedade capitalista que lhe diz tenha, compre e assista. Assim sem enxergar alternativa vai para o crime. E do outro lado temos traficantes que pouco se importam com idade, se dezesseis for proibido irão recrutar os de quatorze e assim por diante. Reduzir não resolve é preciso pensar em resolver, não só remediar, reconstruir o país e a sociedade.

LizaBennet
Enviado por LizaBennet em 26/11/2015
Reeditado em 27/01/2016
Código do texto: T5461735
Classificação de conteúdo: seguro