"RETALHOS D'ALMA" por GÉSNER LAS CASAS = MORRE UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA NAS COMUNICAÇÕES =

“MORRE UM PEDAÇO DO NOSSO PASSADO NOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS EM SÃO PAULO” “FERNANDO FARO” (nome artístico): “FERNANDO ABÍLIO DE FARO SANTOS” (registro civil) – SEGUNDA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2016 - YAHOO! NOTÍCIAS DE ARTES - <FERNANDO ABÍLIO DE FARO SANTOS, ARACAJU, NASCEU EM 21 DE JUNHO DE 1927 – FALECEU EM SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2016, CONHECIDO COMO FERNANDO FARO, FOI UM PRODUTOR MUSICAL BRASILEIRO, CRIADOR DO PROGRAMA ENSAIO, DA TV CULTURA. FARO, APESAR DE TER NASCIDO EM ARACAJU, FOI CRIADO EM SALVADOR. MUDOU-SE PARA SÃO PAULO PARA ESTUDAR DIREITO NO LARGO SÃO FRANCISCO. EM POUCO TEMPO DESISTIU DO DIREITO E COMEÇOU A TRABALHAR COMO REPÓRTER PARA PUBLICAÇÕES COMO "A NOITE" E "JORNAL DE SÃO PAULO". NO ANOS 1960 LEVOU PEÇAS DE TEATRO PARA A RÁDIO CULTURA NO PROGRAMA "RIBALTA", ANTES DE MIGRAR PARA A TV PAULISTA. DESDE A DÉCADA DE 1960, CRIAVA E PRODUZIA SHOWS E PROGRAMAS DE TV PARA ARTISTAS COMO CHICO BUARQUE, GILBERTO GIL, CAETANO VELOSO, ELIS REGINA E GAL COSTA. FOI FARO QUEM IDEALIZOU O TOM DOCUMENTAL DO PROGRAMA ENSAIO, QUE PRIORIZAVA CLOSE-UPS NO ROSTO E EM PARTES DO CORPO DOS ENTREVISTADOS. FICOU FAMOSO TAMBÉM POR INCLUIR, DE FORMA SIMPÁTICA, OS ERROS DE GRAVAÇÕES NA EDIÇÃO FINAL. EM 2007, PARA COMEMORAR OS 80 ANOS DE FARO, A FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA LANÇOU SUA BIOGRAFIA, "BAIXO", CUJO TÍTULO É UMA REFERÊNCIA AO TERMO USADO PARA CHAMAR QUALQUER UM À SUA VOLTA: "Ô, BAXO!" QUE, QUERIA DIZER “BAIXO”. FARO MORREU NESTA SEGUNDA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2016, AOS 88 ANOS.> - NOSSA OPINIÃO: FERNANDO FARO, O BACHO, SEMPRE SERÁ LEMBRADO POR TER SIDO AMIGO LEAL, COMPANHEIRO DE TRABALHOS COM RESPEITO AOS LIMITES INDIVIDUAIS DE CADA UM E EXTREMA DEDICAÇÃO A SUA ARTE EM PRODUZIR ENTRETENIMENTOS. "A GENTE GANHAVA MUITO BEM. SÓ QUE O PAGAMENTO ATRASAVA ATÉ QUATRO OU CINCO MESES"

A GENTE ERA FELIZ E NÃO SABIA. EMISSORAS ASSOCIADAS e DIÁRIOS, NUNCA MAIS EXISTIRÁ OUTRA REDE DE COMUNICAÇÕES IGUAL OU MELHOR.

NÓS TÍNHAMOS ATÉ CAIXA MÉDICA COM DIREITO A CIRURGIAS PLÁSTICAS. A COOPERATIVA LEVAVA TODOS OS MESES AS COMPRAS PROGRAMADAS NO INÍCIO DO ANO.

NÓS COMPRÁVAMOS A PRESTAÇÃO O MELHOR DA TÉCNICA-ELETRÔNICA PELA ELETRODISC.

É, A GENTE ERA FELIZ E NÃO SABIA.

SAUDADE IRMÃO/AMIGO/COLEGA.

UM DIA EM 1962 ENTREI EM CONTATO DIRETO COM FERNANDO FARO NOS ESTÚDIOS DA TV TUPI NO SUMARÉ, A CIDADE DO RÁDIO EM SÃO PAULO. PARA COMEÇAR NÃO TINHA MICROFONE NO ESTÚDIO DE AUDIO. ESTAVA EMPRESTADO PARA O PALCO NA LINHA DE SHOWS DO WILTON TUPINAMBÁ FRANCO. O BAXO EMPRESTOU O DE SUA EQUIPE, POIS EU TERIA DE VOLTAR PARA RÁDIO TUPI PARA APRESENTAR O BOLETIM DE NOTÍCIAS PATROCINADO PELO BANCO HALLES DE INVESTIMENTOS. E O QUE NOS FALTAVA ERA O DINHEIRO NOS DIAS DE PAGAMENTOS. E POR FALAR EM FALTA, GRADATIVAMENTE A COISA FOI PIORANDO E OS PAGAMENTOS ATRASARAM ATÉ NÃO SE PODER MAIS E ACABAR DE VEZ A NOSSA AMADA CASA DE TRABALHO COM AMOR E DEDICAÇÃO. NÃO HAVIA MATERIAL DE TRABALHO; SABONETES NAS PIAS; PAPEL HIGIÊNICO E ATÉ QUEM RECOLHESSE O LIXO NOS ESTÚDIOS DAS RÁDIOS E TV. A GENTE AGUENTOU ATÉ NÃO PODER E NÃO SER POSSÍVEL ENTRAR NO PRÉDIO DA AVENIDA PROFESSOR ALFONSO BOVERO, 52, NO SUMARÉ.

ATÉ A ETERNIDADE BAXO.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 25/04/2016
Código do texto: T5616441
Classificação de conteúdo: seguro