"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = RELATOS DE UMA VIDA POR INTEIRO =

”RETALHOS D’ALMA”

por GÉSNER LAS CASAS ; =

DOMINGO, 26 de Abril de 2.015 = (contando o Tempo: Centésimo décimo sexto dia no ano presente) =

EU NASCI EM UMA MADRUGADA MUITO FRIA NO DIA DEZ DE JUNHO DE 1.940. FOI NA CIDADE MENINA MOÇA DE MARÍLIA NO MEIO OESTE PAULISTA. O QUARTO DE MADEIRA APARELHADA ESTAVA PINTADO EM AZUL CELESTE ERA ILUMINADA POR UMA LAMPARINA DE AZEITE EM UMA CANTONEIRA A DIREITA DA CABECEIRA DA CAMA DE MEUS PAIS, SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO O TANGO E, ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS. A PARTEIRA DONA TÉKLA, AJUDOU NO PARTO E ANUNCIOU QUE EU ERA UM HOMEM. EU PODIA SENTIR OS CHEIROS E, OS PERFUMES EXALADOS POR TODOS NO AMBIENTE RELETO DE AMOR ZELOSO E CARINHO FRATERNAL. NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA FUI RECORDANDO AQUELES DIAS NO VENTRE DE MINHA MÃEZINHA EM QUE A MUSICALIDADE DOS SONS INVADIA M’INHA ALMA ANCIOSA POR OBTER CONHECIMENTOS. MAS, ISTO É OUTRA HISTÓRIA QUE FICARÁ PARA OUTRA OPORTUNIDADE. AOS QUATRO MESES DE VIDA TESTEMUNHEI QUATRO OFICIAIS DO EXÉRCITO E UM DELEGADO LOCAL LEVAREM MEU PAI, ACUSADO DE INSUBMISSÃO E INSUBORDINAÇÃO POR NÃO TER SE APRESENTADO PARA SE ALISTAR E SERVIR AO EXÉCITO BRASILEIRO QUANDO COMPLETOU DEZOITO ANOS DE IDADE. O “SEU TANGO” PASSOU TRÊS MESES NA CADEIA PÚBLICA DE MARÍLIA, APÓS O QUE O DELEGADO GERAL DE SÃO PAULO O DOUTOR AMOROSO NETO, ACOMPANHADO DE DOIS OFICIAIS E QUATRO PRAÇAS DAS FORÇAS ARMADAS O LEVARAM EM UM TREM NOTURNO DA COMPANHIA PAULISTA PARA O DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS NO BAIRRO DA LUZ. LOGO APÓS A PRISÃO INJUSTA DE MEU PAI, CAUSADA POR UMA DELAÇÃO ANÔNIMA, MEUS AVÓS O DOUTOR JOSÉ BELIZÁRIO FILHO E FRANCISCA CAMARGO BELIZÁRIO NOS LEVARAM, EU E MINHA MÃEZINHA ARACY PARA DOIS CORREGOS. PASSARAM-SE DOIS ANOS ATÉ A VOLTA DE MEU PAI QUE, SERVIU NO BATALHÃO DE GUARDAS NO PARQUE DOM PEDRO II, EM SÃO PAULO. AOS SETE ANOS DE IDADE, AINDA MORANDO EM DOIS CÓRREGOS, NA NOSSA QUERIDA “TAPERA” NA RUA PADRE DOMINGOS CIUDADE, 1º JUNTO A COLÔNIA DA PAULISTA, OUVI A VOZ DE ERON DOMINGUES, QUE APRESENTAVA O RRPÓRTER ESSO. IMEDIATAMENTE RU SOUBE O QUE FARIA NESTA VIDA. RU, UM DIA SERIA LOCUTOR. SEGUNDO A MINHAMÃEZINHA UM SPEEKER. MUITA COISA POVOU NOSSAS VIDAS NESSE MEIO TEMPO. PASSAMOS FOME. SOFREMOS COM A MISÉRIA NA PAULICÉIA DESVAIRADA E, CATEI LATAS, FERRO VELHO, ALÉM DE BUJIGANGAS OUTRAS PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA, AQUELE TEMPO COMPOSTA POR SETE PESSOAS. COMO LUCUTOR DE PARQUES DE DIVERSÃO, NAS HORAS OCIOSAS DO FIM DE SEMANA, CONHECI O RADIALISTA RUBENS MORAES SARMENTO. FUI CONVIDADO PARA CONHECER OS ESTÚDIOS DA RÁDIO BANDEIRANTES NA RUA PAULA SOUZA, 161. ACEITEI. DEPOIS DE LER A CONTRA CAPA DO LP DE RAY CONNIFF, IS’MÜSIC, INICIEI NA MESMA NOITE DE 17 DE SETEMBRO DE 1.957 A APRESENTAR COM HENRIQUE LOBO E MOACYR FERNANDES O PROGRAMA “VARIG É DONA DA NOITE”. A PARTIR DAQUELE DIA PERSEGUI COM MAIOR AFINCO MEU SONHO. TORNEI-ME LOCUTOR-APRESENTADOR. DEPOIS NOTICIARISTA-REDATOR-ENTREVISTADOR. DIVIDI ESPAÇO E MICROFONES COM OS GRANDES NOMES DO RÁDIO JORNALISMO NAS RÁDIOS BANDEIRANTES; PIRATININGA; GAZETA; DIFUSORA de SÃO PAULO; RECORD; CULTURA (no SUMARÉ AO LADO DE CRISTÓVÃO BARROS DE ALENCAR)-; PRB-8 DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E, INDEPEDÊNCIA de RIO PRETO. VOLTEI À SÃO PAULO , PELAS MÃOS DE MORAES SARMENTO E KALIL FILHO NO DIA 17 DE SETEMBRO DE 1.962. A MINHA HISTÓRIA É MUITO GRANDE A DARÁ UM LIVRO DE MAIS DE QUATROCENTAS PÁGINAS. PARA TERMINAR, SAÍ DE MINHA TERRA NATAL AOS QUATRO MESES DE IDADE E, NUNCA MAIS VOLTEI POR LÁ. HOJE, COM QUASE 80 ANOS DE IDADE, MEU MAIOR SONHO E VOLTAR E PODER CONTEMPLAR O SEU CÉU AZUL E SENTIR O CALOR AGRADÁVEL DA MINHA TERRA NATAL.

=//= ----------------ALUCINAÇAO------A ARTE QUE RETRATA A SOLIDÃO----------=//=

"NÃO JULGUE AS RAZÕES ALHEIAS SEM CONHECER PLENAMENTE SUAS REAIS MOTIVAÇÕES PARA TANTA LOUCURA"

“CORAÇÃO ALHEIO É TERRA QUE NINGUÉM PISA”

“HISTÓRIAS DE FANTASMAS, OU ALUCINAÇÕES, PELA DOR DAS PERDAS LIGADAS AS EMOÇÕES SENTIMENTAIS”.

DEVO CONSIDERAR QUE A INESPERADA FATALIDADE DE PERDAS FINANCEIRAS, EM PARCERIA COM A PRIMEIRA PERDA DA LIBERDADE DE CONVIVER HUMANAMENTE COM OUTROS IGUAIS E, COM A NATUREZA VERDEJANTE DESDE O INSTANTE EM QUE NOS FOI OFERECIDA EXPONTANEAMENTE A LUZ DA VIDA, NOS TRANSFORMA EM LOBOS SOLITÁRIOS OU ERMITÕES BRUTAIS E DESPREZÍVEIS POR EVITARMOS O CONVÍVIO COM QUEM POSSA NOS FERIR FÍSICA OU MATERIALMENTE. MAIS A EXPLORAÇÕES DE CERTOS PARENTES E, RESPONSÁVEIS PATRONAIS, MAIS OS DESENTENDIMENTOS.

AS INCOMPREENÇÕES DE MINHA AMADA FAMÍLIA ATINGIRAM-ME EM CHEIO CRIANDO CERTAS FRAGILIDADES E, INSENSIBILIDADES DE CARÁTER IRREMOVÍVEIS PARA UM ISOLAMENTO QUASE TOTAL. E TEM MAIS, POR ORGULHO E AMOR PRÓPRIO, NÃO SOMOS DE RECLAMAR OU LAMENTAR O DESPREZO IMJUSTO E CRUEL. O SILÊNCIO PROFUNDO FEZ AFLORAR SUSPEITAS ALIMENTADAS POR CALÚNIAS E MENTIRAS PERVERSAS DE FILHOS INSATISFEITOS COM AS SUBSTITUIÇÕES ANTERIORES DE ANTIGOS AMORES DESFEITOS. O AFASTAMENTO LENTO E PAULATINO DEU LUGAR A UM ROMPIMENTO BRUTAL, CERCADO POR GROSSEIRIAS E GRAVES AMEAÇAS.

ESSE ROMPIMENTO, SEM EXPLICAÇÕES RACIONAIS, DEIXOU SEQUÉLAS QUASE INTRANSPONÍVEIS QUE PODERIAM SER SUPERADAS COM O PASSAR DO TEMPO, HOUVESSE ENTENDIMENTO E, AMOR VERDADEIRO. NINGUÉM, POR PURO ORGULHO, QUIS OU DESEJOU CEDER E EXCLARECER A SITUAÇÃO ESDRÚXULA POR PURO ORGULHO E AMOR PRÓPRIO FERIDO. AS LEMBRANÇAS SE PERDEM NO ESPAÇO-TEMPO INEXORÁVEL, TORNANDO A DISTÂNCIA AINDA MAIOR, EMBORA A SEPARAÇÃO GEOGRÁFICA SEJA MÍNIMA.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR de TOBIAS de AGUIAR & JORNALISTA

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 26/04/2016
Código do texto: T5617089
Classificação de conteúdo: seguro