FOME E O DESENVOLVIMENTO NO SÉCULO XXI

Qual a relação entre a fome e o desenvolvimento? O que é fome? Quais as causas da crise alimentar? O uso de agrotóxicos apresenta maniqueísmo psicossocial? A fome é a escassez de alimentos que em geral, afeta uma ampla extensão de um território e um grave número de pessoas, podendo causar perda de peso nos adultos e o aparecimento de problemas no desenvolvimento das crianças, um problema enfrentado diariamente por uma parte da população brasileira.

Mesmo sendo estudado desde a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os agrotóxicos só foram utilizados na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), para que a escala de alimentos fossem produzidas para atender a maior parte da população que estavam sofrendo com a fome. Mas, o uso de agrotóxicos apresenta maniqueísmo, pois logo que chegou ao Brasil sobre a pressão dos Eua, esses produtos causaram doenças, como: Intoxicação na população, câncer e abortos. Uma prova de que nem sempre o desenvolvimento só traz benefícios, principalmente quando é usado sem ética e conhecimento.

O Brasil é o quinto país do mundo em extensão territorial, mesmo assim é inconcebível que no país ainda tenha conflitos entre minifúndios (fundo de quintal) e latifúndios. Seguindo essa linha de raciocínio, a concentração das propriedades das terras estejam concentradas nas mãos de poucos, influência das transnacionais de alimentos na produção agrícola e nos hábitos alimentares das populações de Terceiro Mundo, são algumas causas da fome crônica, que afeta uma parte da população brasileira.

A desnutrição é uma das consequências imediatas da fome, principalmente devido a falta de alimentos energéticos, proteínas e água doce potável. Isso faz com que cresça a taxa de mortalidade, em parte, pela fome e, pela perda da capacidade de combater as infecções, deixando a população mais vulnerável para que ocorra uma pandemia.

Diante do exposto, é necessário que o governo invista mais em transgênicos, porém utilizando de forma ética com conhecimento, os brasileiros precisam mudar o cardápio para diminuir o desperdício, que haja uma Revolução Verde respeitando a capacidade da natureza, que sejam criados projetos pelo governo brasileiro para a economia de água, precisa-se de uma distribuição eficaz dos alimentos e que tenha uma relação de comprometimento do homem com a natureza.

Bruna Brabo
Enviado por Bruna Brabo em 22/05/2016
Código do texto: T5643747
Classificação de conteúdo: seguro