#ESTOUAQUI...E SUA SEGURANÇA ONDE ESTÁ?

Usar as redes sociais para divulgar os lugares que você frequenta, as pessoas com quem convive, as viagens realizadas, enfim, todos os momentos importantes e descontraídos de sua vida é uma forma de se manter em destaque entre os seus seguidores, não é mesmo?

Mas, com toda essa exposição, em algum momento você já se preocupou com sua segurança? Já pensou no risco que é ter sua vida mostrada em todos os instantes, até quando vai à academia? Já imaginou que muitos dos que acompanham suas postagens podem não ser de fato pessoas amigas? Não é difícil encontrar quem tenha mais de mil amigos no Facebook, centenas e milhares de seguidores no Instagram e no Twitter. É possível que exista quem tenha tantos amigos e todos confiáveis? você já se preocupou em se informar acerca dos riscos que corre e das estatísticas atuais sobre o exagero das pessoas na exposição de suas vidas nas redes?

Nesse universo virtual você encontrará pessoas com os mais variados perfis e patologias. Mesmo assim, você ainda se mantêm disposto a oferecer a todos o seu perfil, nem sempre verdadeiro, mas seu perfil ou a sua vontade de ser.

Quando você permite que outros, até estranhos, vejam e acompanhem o seu dia a dia, acaba dando a elas a oportunidade de invadir sua privacidade e, desse modo, corre-se o risco de ter a sua intimidade alardeada aos quatro cantos.

Acontecendo isso, as consequências podem ser nefastas e imprevisíveis. Saiba que, muitas vezes, de uma pequena polêmica, gera-se uma tragédia sem precedente. Não é raro noticiarem nos jornais e tvs adolescentes, por exemplo, que se suicidaram por ter fotos suas divulgadas em momentos de intimidade com o parceiro; casais que se separam por um deles descobrir que o companheiro ou companheira mantém relacionamento virtual com outra pessoa; tantos outros segredos e individualidades que, caso você não se permitisse expor, certamente que não aconteceria.

Ademais, você, na santa inocência de confiar em todos acaba por mostrar detalhes da vida em família, como o interior de sua casa, quantas pessoas moram lá, quem está e quem viajou, o programa do próximo fim de semana e mesmo o local onde estará hospedado, os hábitos diários de cada componente familiar. Isso, sem dúvida, é um facilitador para marginais que, sabendo de informações tão precisas, não terão muitos problemas para machucá-lo, sequestrá-lo, roubar a sua residência, e quiçá, consequências ainda maiores.

Todo excesso é maléfico. Assim sendo, não cabe culpar as redes sociais pelos danos que por acaso venha a sofrer. O verdadeiro culpado da exposição que se vê nos dias de hoje é mesmo você, um usuário contumaz.

São pais que não monitoram seus filhos menores quando estes estão navegando na internet, são filhos que escondem dos pais os assédios sofridos por malfeitores, são pessoas que buscam companhia e se deparam com quem só pretende extorqui-las e manipulá-las. A verdade é que muitos acreditam estarem protegidas pela tela do computador ou celular. Você insiste em manter seus olhos e ouvidos fechados a qualquer tipo de aconselhamento contrário à sua exposição, pois julga-se sempre com a razão. Não é assim?

Saiba proteger sua intimidade para no futuro não precisar acusar ninguém de invasão de privacidade. Não permita que outros saibam de sua vida mais do que o necessário.

Posso parecer-lhe, num primeiro momento, um retrógrado e mesmo um ultrapassado, daqueles que não aceitam as novas tecnologias, no entanto, isso não representa a verdade. Prezo, simplesmente, pelo bem-estar da sociedade e do povo brasileiro.

Atenção! Saiba usar as ferramentas com moderação e parcimônia.

DEUS É BOM!!!

João Carlos Lima Ferreira
Enviado por João Carlos Lima Ferreira em 24/05/2016
Código do texto: T5645698
Classificação de conteúdo: seguro