AQUECIMENTO GLOBAL

O que é o Aquecimento Global? O que é a Cop-21? O que ficou decidido nessa Conferência? O aquecimento global é culpa do homem? A mobilidade urbana tem relação com o aquecimento global? O aquecimento global é o aumento indesejável do efeito estufa, fenômeno natural que mantém a terra, mas a relação antrópica acumula na atmosfera gases como: gás carbono e gás metano aumentando a temperatura e consequentemente causando mudanças climáticas, um problema visível no mundo todo, principalmente nos países subdesenvolvidos como o Brasil.

A Cop-21 é a Conferência do clima realizada em Paris, com o objetivo de reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa e provocam o aquecimento global, ou seja, frear o aumento médio da temperatura. A Cop-21 é a mais bem sucedida Conferência, depois do Protocolo de Kyoto, no Japão, em 1997 que não de certo, pois faltou infraestrutura para o Protocolo de Kyoto atingisse suas metas.

Ao analisar os problemas que agravam o efeito estufa, a mobilidade urbana tem total relação, já que há muitos automóveis e pouca infraestrutura para atender essa demanda de transportes, fazendo com que esses automóveis fiquem por muito tempo ligados por conta do trânsito, emitindo gases poluentes na atmosfera. Uma prova disso é a poluição em Santa Gertrudes(SP) segundo a Cetesb que divulgou uma lista das cidades mais poluídas do Brasil.

A Cop-21 será um desafio a ser cumprido, já que esses problemas têm suas raízes do Capitalismo consolidado no século XXI. Para isso uma das ações sociais de Marx Weber a Racional com relação a fins, precisa ser posta em prática, já que são ações que conduzem a um objetivo. Nesse caso seria a diminuição do aquecimento global causados principalmente pelos países desenvolvidos como a China e os Estados Unidos.

Mudanças de rumos precisam ser feitas, para isso é necessário o investimento do governo em sustentabilidade, incentivos nas ruas, nos jornais, nas redes sociais ao uso de bicicleta assim melhora o meio ambiente que nem sempre é culpa do homem, que haja maiores em rodízios e pedágios, e que haja a diminuição da nossa dependência de combustíveis fósseis.

Bruna Brabo
Enviado por Bruna Brabo em 28/05/2016
Código do texto: T5650105
Classificação de conteúdo: seguro