ÁGUA: O PETRÓLEO DO SÉCULO XXI

A água é um bem natural precioso para a humanidade e indispensável à vida. Ela é literatura, ciência,mito,globalização e é uma substância química que preenche 70% do corpo dos seres humanos(homo sapiens). Por ainda existir água em grande quantidade pelo mundo e 20% da água doce ser do Brasil, as pessoas muitas vezes não economizam e muito menos prestam atenção nos avisos para economizarem ou reutilizarem essa substância química.

É indubitável que a água seja o petróleo do século XXI, ela serve tanto para produção de alimentos quanto para fonte de energia. Os Estados Unidos quer a internacionalização da Amazônia, diante disso fica evidente que o tesouro brasileiro que é um potencial hídrico está sendo disputado no atual século. Segundo a ONU, em 2070 a disputa por água só vai aumentar, pois a mesma vai se tornar escassa se nada for feito imediatamente.

O uso de agrotóxicos nas plantações acaba contaminando os lençóis freáticos por conta do processo de lixiviação e ações humanas como jogar lixos em lugares inadequados prejudicam muito o meio ambiente e consequentemente a água. No Brasil, a prova do tratamento dado aos recursos hídricos é que a região Sudeste passou por uma das maiores crises de todos os tempos, o vazio nas cantareiras era devastador e parecia ser um problema irreversível.

Uma carta narrativa escrita em 2070, tem circulado nas redes sociais . A personagem afirma que a aparência das pessoas são horríveis por falta de água, no século XXI era recomendado pelos médicos tomar oito copos de água ao dia, mas esse número caiu consideravelmente e agora só é possível tomar meio copo de água. Fica claro, que a água tornou-se tão rara que é mais cobiçada que ouro e diamante, um problema que não está longe de acontecer tornando-se irreversível.

Diante da ótica apresentada, é visível que o acesso à água tem implicações econômicas, sociais e ambientais. É necessário que seja criada uma lei que obrigue as companhias de água a colocarem um "selo" no consumo de água, por exemplo: se a água for usada como insumo industrial, é justo que seu preço seja mais elevado. Que haja mais investimentos em campanhas, para conscientizar as pessoas para o reaproveitamento da água, principalmente da chuva, para lavar carros, roupas, casas e que tenham fiscalizações em lugares públicos para evitar o desperdício.

Bruna Brabo
Enviado por Bruna Brabo em 20/07/2016
Código do texto: T5703936
Classificação de conteúdo: seguro