"RETALHOS D'ALMA" por GÉSNER LAS CASAS = VIAJAMOS NO TEMPO ESPAÇO EM NOSSA NAVE: A TERRA =

“CIENTISTAS FLAGRAM SOLO DA SIBÉRIA SE MOVENDO SOZINHO” = YAHOO NOTÍCIAS = YAHOO NOTÍCIAS DE CIÊNCIA – TERÇA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2016 -<A REGIÃO DAS CRATERAS SURREAIS E, DOS FILHOTES DE LEÃO CONGELADOS VOLTOU AO NOTICIÁRIO. E SUA TERRA QUE IMPULSIONOU, NOVAMENTE, ESSE LAPSO DE FAMA PARA UM DOS LUGARES MAIS SOLITÁRIOS E FRIOS DO PLANETA. POR LÁ, UM GRUPO DE CIENTISTAS FLAGROU UM FENÔMENO RARO, INÉDITO E FORMIDÁVEL. DURANTE UM TRABALHO NA REMOTA ILHA BELYI, NA PENÍNSULA DE IAMAL, ELES REPARARAM QUE O SOLO SE MEXIA. ISSO MESMO, COMO SE TIVESSE VIDA. LÓGICO QUE ESSE TIPO DE MOVIMENTO CHAMOU A ATENÇÃO DOS PESQUISADORES. ELES RESOLVERAM PERFURAR O SOLO E ENCONTRARAM A SOLUÇÃO PARA O MISTÉRIO. E O REMELEXO DA TERRA SIBERIANA TEM O MESMO MOTIVO DAS CRATERAS SURREAIS: GASES. AO PERFURAREM O SOLO, CIENTISTAS ENCONTRARAM UMA CONCENTRAÇÃO ENORME DE METADE E, DIÓXIDO DE CARBONO. OU SEJA, ESSE CONJUNTO DE GASES PODE NÃO SER O RESPONSÁVEL ÚNICO PELO FENÔMENO, MAS É PARCIALMENTE “CULPADO” PELO BALANÇO. ->NOSSA OPINIÃO: ALÉM DE GASES, PODE HAVER CONCENTRAÇÕES DE ENERGIAS ESTÁTICAS E FORÇAS GRAVITACIONAIS, BEM COMO ALGUM TIPO DE ENERGIA, ATÉ AGORA DESCONHECIDA, QUE, ALIADA A CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS LOCAIS E ACIONADA POR PRESENÇAS INESPERADAS PROVOCAM REAÇÕES QUE FAZEM MOVIMENTAR O SOLO SOB PRESSÃO DESSA ENERGIA NOS GASES ACUMULADOS NO TERRENO POROSO. O QUE BUSCAMOS NO ESPAÇO EXTERIOR? QUEM NÃO SABE CUIDAR DA PRÓPRIA CASA, O QUE FARÁ NA CASA ALHEIA? =//=ÁGUA EM SATURNO= RESOLVIDO MISTÉRIO ANTIGO: VAPOR D'ÁGUA DE SATURNO PROVÉM DE UMA DE SUAS LUAS/ POR CAROLYN PORCO | AFP – 19 HORAS ATRÁS<O VAPOR D'ÁGUA DESCOBERTO NA ALTA ATMOSFERA DE SATURNO PROVÉM DOS GÊISERES LOCALIZADOS EM ENCELADE, UMA DAS LUAS DO PLANETA DOS ANÉIS, ANUNCIOU NESTA TERÇA-FEIRA A AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA (ESA), BASEANDO-SE EM DADOS FORNECIDOS PELO SATÉLITE HERSCHEL. A IDENTIFICAÇÃO DESSA FONTE "RESOLVE UM MISTÉRIO QUE VEM INTRIGANDO OS CIENTISTAS HÁ 14 ANOS", REVELA A ESA EM COMUNICADO. ENCELADE, UMA PEQUENA LUA GELADA COM UM RAIO DE 500 KM, EXPULSA CERCA DE 250 KG DE VAPOR D'ÁGUA POR SEGUNDO ATRAVÉS DOS GÊISERES SITUADOS PERTO DE SEU POLO SUL, NUMA REGIÃO BATIZADA PELOS ASTRÔNOMOS DE "LISTRAS DE TIGRE" POR CAUSA DAS MARCAS VISÍVEIS NA SUPERFÍCIE. ESSE VAPOR D'ÁGUA SE ACUMULA NUMA GIGANTESCA NUVEM EM FORMA DE ARGOLA (COMO UM PNEU) NO RASTRO DE ENCELADE, QUE ORBITA A CERCA DE 238.000 KM DE SATURNO, OU SEJA, A UMA DISTÂNCIA CORRESPONDENTE A QUATRO VEZES O RAIO DE SATURNO. A NUVEM DE VAPOR D'ÁGUA POSSUI CERCA DE 50.000 KM DE ESPESSURA. APESAR DE SEU GRANDE TAMANHO, NÃO HAVIA SIDO DETECTADA ATÉ ENTÃO PORQUE O VAPOR D'ÁGUA É TRANSPARENTE, NA EXTENSÃO DA ONDA DE LUZ VISÍVEL, MAS NÃO PARA A RADIAÇÃO INFRAVERMELHA QUE O HERSCHEL FOI PROJETADO PARA CAPTAR. A PRESENÇA DE ÁGUA NA ALTA ATMOSFERA DE SATURNO HAVIA SIDO REGISTRADA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1997, ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES COM AJUDA DO TELESCÓPIO ESPACIAL ISSO, INFRARED SPACE OBSERVATORY, DA ESA, SEM QUE SE COMPREENDESSE SUA FONTE, LEMBRA A AGÊNCIA EUROPEIA. APENAS 3% A 5% DA ÁGUA EXPULSA POR ENCELADE, A LUA DE SATURNO, CAIRIAM EM SATURNO, SEGUNDO SIMULAÇÕES NUMÉRICAS REALIZADAS APÓS AS MAIS RECENTES OBSERVAÇÕES DO SATÉLITE HERSCHEL. ESTA PEQUENA FRAÇÃO BASTA PARA EXPLICAR A PRESENÇA DE ÁGUA NA ALTA ATMOSFERA DO PLANETA. ENCELADE É, TAMBÉM, "A ÚNICA LUA DO SISTEMA SOLAR CONHECIDA POR INFLUENCIAR A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE SEU PLANETA", DESTACA A ESA. O RELATO DOS CIENTISTAS DAS OBSERVAÇÕES DO HERSCHEL SOBRE ESTA FONTE DE ÁGUA FOI PUBLICADO NA REVISTA ASTRONOMY AND ASTROPHYSICS. > NOSSA OPINIÃO: O NOSSO PLANETA AZUL, A TÃO QUERIDA TERRA MÃE, VEM SOFRENDO UMA DEGRADAÇÃO CONSTANTE. E O PIOR É QUE NINGUÉM, ALÉM DE ALGUNS ATIVISTAS ECOLÓGICOS VEM EM DEFESA DA NOSSA CASA. QUEIMADAS ESTÚPIDAS; DESMATAMENTOS INDISCRIMINADOS; NOVAS FÓRMULAS QUE CAUSAM APARECIMENTO DE GAZES PREJUDICIAIS AO MEIO AMBIENTE; CONSERVANTES DE ALIMENTOS QUE NA NATUREZA CONTAMINAM O SOLO E AS ÁGUAS; CARROS, CIGARROS, FÁBRICAS, E ATÉ CONCENTRAÇÕS MONSTRUOSAS DE LIXO CONTRIBUÊM PARA ENVELHECER O AR, AS ÁGUAS E OS SERES VIVOS. ESSA DEGRADAÇÃO É VISÍVEL, MAS A GANÂNCIA DE ALGUNS GRUPOS IMPEDE MEDIDAS SANEADORAS QUE POSSAM NOS SALVAR DO EXTERMÍNO NA TERRA.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 27/07/2016
Código do texto: T5711134
Classificação de conteúdo: seguro