"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = VERSÃO ANTIGA: MINHAS MAIS CARAS LEMBRANÇAS =

"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = VERSÃO ANTIGA: MINHAS MAIS CARAS LEMBRANÇAS =

{"BOA EDUCAÇÃO VEM DE FAMÍLIA}"

FAMÍLIA É TRADIÇÃO QUE VEM DO PASSADO.

{QUEM NÃO TEM PASSADO NÃO CONTARÁ NO PRESENTE COM UM FUTURO CERTO}

“EXIJO TRATAMENTO CORDIAL E RESPEITOSO DE TODOS” NO ENTANTO, NEM SEMPRE É ASSIM QUE ACONTECE. ÀS VEZES NÃO CONSIGO FALAR O QUE ME VAI A PENSAMENTOS CRIATIVOS E DE CARINHO QUE PODERIAM RENDER UM LONGO E PRAZEROSO BATE PAPO AMIGÁVEL ENTRE CRIATURAS FRATERNAS.

É EXTREMAMENTE DESAGRADÁVEL DIZER: “POSSO LHE PEDIR UM FAVOR?”, “E A PESSOA LHE DEVOLVE”: “SE FOR DINHEIRO!”..., AÍ ME DÁ UMA VONTADE LOUCA DE SOLTAR UM DAQUELES PALAVRÕES BEM CABELUDOS DE FAZER ENRUBESCER UM COPO DE LEITE. 1) NOSSO DIREITO A EXTERNAR QUALQUER PENSAMENTO PELA PALAVRA DECLARADA OU ESCRITA HÁ QUALQUER TEMPO E SEMPRE QUE DESEJARMOS. A MAIORIA DAS PESSOAS ESTÁ ACOSTUMADA A INTERROMPER NOSSAS FALAS, SEM PRESTAR A DEVIDA ATENÇÃO AO NOSSO TEXTO E, TERGIVERSANDO DO ASSUNTO QUE EXPOMOS NAQUELE INSTANTE. E O PIOR DISSO, É QUE INICIAM UMA CONVERSAÇÃO DESTRAMELANDO A LÍNGUA DE MANEIRA DESORDENADA, NÃO OFERECENDO A MÍNIMA CHANCE DE REORDENAR O ASSUNTO DE NOSSO INTERESSE CENTRAL. A MATRAQUEAÇÃO DESENFREADA ACONTECE COM ALTERAÇÕES NO VOLUME DE VOZ DESSAS CRIATURAS QUE NÃO ENTENDEM O QUE DEFINE UM DIÁLOGO ENTRE GENTE CIVILIZADA. E A COISA PODE PIORAR SE TENTARMOS INTERROMPER O DESEDUCADO PARLADOR QUE EM MOMENTO ALGUM ENTENDEU O SENTIDO DE NOSSAS PALAVRAS, FOSSEM DE ORIENTAÇÃO, ADVERTÊNCIA OU SOLICITAÇÃO.

É UM ABSURDO ESPANTOSO CONCLUIR QUE, NÃO IMPORTA A IDADE DE NOSSOS OUVINTES, JÁ QUE A PESSOA DESANDA, A FALAR NO EXATO INSTANTE EM QUE INICIAMOS A DECLARAR AS PRIMEIRAS PALAVRAS DE UMA FRASE QUALQUER QUE NOS VAI EM PENSAMENTOS. NÃO FAZ MUITO TEMPO QUE FUI ATROPELADO PELA VERBORRAGIA DE UM BALCONISTA, QUE SE QUER RESPONDEU MEU BOM DIA, OFERECENDO UM PRODUTO QUALQUER QUE ESTAVA AINDA NO ESTOQUE E, NÃO HAVIA CÁLCULO ALGUM SOBRE SEU VALOR DE VENDA. NÃO TIVE TEMPO PARA RECUSAR A OFERTA, JÁ QUE O JOVEM SENHOR FALAVA SEM PARAR COMO UMA RODA D’ÁGUA ACIONANDO O MONJOLO DE SUAS MÃOS INQUIETAS QUE FOLEAVAM UM FOLHETO EXPLICATIVO DE NOVAS OFERTAS. A MINHA ALTERNATIVA FOI VIRAR-LHE ÀS COSTAS E SAIR DO ESTABELECIMENTO QUE ME PERECEU UMA VERDADEIRA ARMADILHA PARA COMPRADORES COMPULSIVOS. E TEM GENTE QUE NÃO SABE RECEBER CONVIDADOS OU VISITA INESPERADA. SE POSTA DIANTE DE UM AFAZER QUALQUER E, ESPERA A VISITA SERVIR-SE EM MESA FARTA DE ALIMENTOS DIVERSOS. ALÉM DE DESELEGANTE, É DEMONSTRAÇÃO DE COMPLEXO DE INFERIORIDADE POR NÃO DESEJAR SERVIR A VISITA POR ENTENDER TRATAR-SE ESTE GESTO DE CORDIALIDADE DE SUBSERVIÊNCIA DOMÉSTICA. PURA IGNORÂNCIA DE QUEM SE JULGA SUPERIOR POR TER UNS POUCOS ANOS DE ESCOLARIDADE E, UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO QUALQUER. QUANTAS E QUANTAS VEZES FUI RECEBIDO NA CASA DE GENTE IGNORANTE ASSIM. A MESA FOI POSTA CORRETAMENTE COMO DIZ A ETIQUETA DE ELEGÂNCIA E SOBRIEDADE. A FARTURA SALTAVA AOS NOSSOS OLHOS. SÓ QUE O ANFITRIÃO E, A DONA DA ELEGANTE RESIDÊNCIA SE AUSENTOU COM DESCULPAS MIL E ATÉ EM LAVAR AS MÃOS ATÉ ALI ENVOLVIDAS EM DISPOR OS QUITUTES E DELÍCIAS À MESA, PORTANTO, MUITO HIGIÊNICAS AO SE SUPOR. DEPOIS DE LONGOS E INTERMINÁVEIS MINUTOS, EIS QUE VOLTAM MOSTRANDO-SE SURPRESOS POR AGUARDARMOS SUAS PROVIDÊNCIAS. A PERGUNTA SEMPRE ME PARECEU IDIOTA E FORA DE PROPÓSITO: “UÉ, VOCÊS AINDA NÃO SE SERVIRAM?” EM PENSAMENTO LHE RESPONDO: “VÁ A MERDA MINHA SENHORA. A CASA É TUA E ESPERAMOS VOSSA SINGELA E GARBOSA PRESENÇA E, A INICIATIVA PARA DEGUSTARMOS DESTE BANQUETE AGORA FRIO. EXISTEM ALGUNS ANFITRIÕES QUE SERVEM PRATOS MARAVILHOSOS EM TRAVESSAS ESPLENDIDAS. MAS, NÃO COLOCAM OS TALHERES PESSOAIS PARA ALGUNS CONVIDADOS. E PERGUNTAM ESTUPIDAMENTE: MAS COMO, VOCÊ AINDA NÃO COMEU?” HÁ QUE DESCUIDO O MEU. ESQUECI DE COLOCAR TALHERES PARA VOCÊ. MAS, ALI NAQUELA GAVETA TEM TUDO. POR FAVOR, PEGUE-OS LÁ PARA VOCÊ. ATO IMEDIATO A MADAME LEVA A COLHER CHEIA ATÉ SUA PRÓPRIA BOCA E, SORRI HIPOCRITAMENTE. NESSE CASO, ESTAVA DESENHADA EM SUA FACE AS PALAVRAS “SER COM A PERSONALIDADE E MENTE INFERIORES”. 2) DIREITO A PRIVACIDADE DE ALGUÉM É INALIENÁVEL. SIGNIFICADO DE PRIVACIDADE: É A HABILIDADE DE UMA PESSOA EM CONTROLAR A EXPOSIÇÃO E, A DISPONIBILIDADE DE INFORMAÇÕES ACERCA DE SI. EXEMPLO DO USO DA PALAVRA PRIVACIDADE: "O DIREITO À PRIVACIDADE, CONCEBIDO COMO UMA TRÍADE DE DIREITOS: DIREITO DE NÃO SER MONITORADO; DIREITO DE NÃO SER REGISTRADO E, DIREITO DE NÃO SER RECONHECIDO E, O DIREITO DE NÃO TER REGISTROS PESSOAIS PUBLICADOS, TRANSCENDE, POIS, NAS SOCIEDADES INFORMACIONAIS, OS LIMITES DE MERO DIREITO DE INTERESSE PRIVADO PARA SE TORNAR UM DOS FUNDAMENTOS DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO". TRANSPARÊNCIA PÚBLICA OFENDE O MEU DIREITO A VIDA PRIVADA E, INTIMIDADES NECESSÁRIAS PARA DESFRUTAR PLENA LIBERDADE DE SER E TER MINHA INDIVIDUALIDADE HUMANA.

3) O NOSSO DEVER EM DIZER A VERDADE SEMPRE OU CALAR ETERNAMENTE SOBRE O QUE NÃO NOS COMPETE. ARTIGO ÚNICO: SE NÃO FOR SOLICITADO, NUNCA SE META NA VIDA ALHEIA POR FAVOR. NO ENTANTO, SE FOR PARA PRESTAR UM SERVIÇO DE AJUDA E SOLIDARIEDADE HAJA COM PRESTEZA E DESPRENDIMENTO TOTAIS.

PARA SER ÚTIL OU HERÓI AJUDE A PRESERVAR VIDAS HUMANAS.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR de TOBIAS de AGUIAR & JORNALISTA GÉSNER LAS CASAS Enviado por LAS CASAS em 25/08/2016.

Código do texto: T5739564

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 25/08/2016
Reeditado em 26/08/2016
Código do texto: T5739564
Classificação de conteúdo: seguro