É inegável que a violência é um mal impregnado em nossa sociedade, desde a época da colonização no Brasil, e na medida em que o tempo passa e a população aumenta, a violência também cresce avassaladoramente.

Os fatos causadores ou geradores da violência são vários: desestruturação das famílias, ineficácia dos programas de educação, saúde, segurança pública, desemprego, uso de drogas lícitas e ilícitas, exploração sexual e laboral infantil e corrupção em todas as esferas da sociedade.

Percebe - se que são muitas as causas de violência, e que o pior de tudo, é a dificuldade em  evitar esta situação tão grave que tem ceifado a paz e segurança das famílias.

Muito se discute em como resolver o problema da violência no Brasil, seria ou não necessário a redução da maioridade penal para dezesseis anos de idade, pena de morte ou prisão perpétua para minimizar a violência e a criminalidade?

A maioria da população acredita que tais medidas resolveriam de fato o problema em tela, e que o meio mais eficiente seria a mudança da idade da responsabilidade penal.

Sendo a violência um mal estrutural, deverá ser combatida na “base ”, assegurando a todas as crianças o direito de crescerem em ambientes saudáveis com educação e saúde de qualidade, onde adolescentes e jovens tenham mais oportunidades de emprego. Que adultos sintam mais seguros em seu trabalho, em casa, pois conta com policiamento reforçado que desempenha com eficiência seu trabalho.

Portanto, não é reduzindo a maioridade penal, tampouco estabelecendo prisão perpétua ou pena de morte, que vão diminuir a violência, mas investindo em políticas públicas eficazes nas áreas supracitadas, assegurando o que está constituído em lei, como garantia fundamental.