A importância da biblioteca na formação de leitores críticos

A biblioteca escolar é, sem dúvida, um suporte importante para a formação básica do leitor, por estar dentro da escola, ser referência de leitura e espaço cultural para os discentes, sejam eles pequenos, jovens ou adultos, seja qual for o grau de formação.

A escola ideal, segundo os padrões da UNICEF, deve ensinar o aluno a aprender a aprender. Nesse contexto, por intermédio da crítica que é a arte de apreciar os diferentes pontos de vista, é imprescindível um espaço que as pessoas possam acessar as mais diferentes facetas dos mais variados assuntos possíveis para formar a própria opinião. A biblioteca é exatamente isso.

A biblioteca de Alexandria foi incendiada justamente porque tinha esse poder libertador, porque havia em seu acervo obras que contrariavam a ideologia, principalmente religiosa, vigente na época.

A internet é a maior biblioteca do mundo. É um ambiente de livre expressão do pensamento. Logo, deveria ser a melhor biblioteca entre todas as demais. Mas, de acordo com estudos feitos na Grã-Bretanha, a habilidade de leitura dos britânicos caiu, pois os estudantes estão mais suscetíveis a navegar em redes sociais e enviar e receber mensagens dos amigos do que ler obras literárias.

Essa falta do hábito é reflexo do que (não) há em nossas escolas. isso interfere, de maneira decisiva, no processo cognitivo das pessoas. A solução para esse quadro é o aperfeiçoamento da cidadania, para fazer valer as leis, que já existem, para a valorização da educação em nosso país.